Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3762
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A participação de professores do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa na constituição do campo da educação química no Paraná: um olhar a partir de Bourdieu.
metadata.dc.creator: Alves, Neidyérika Lemes
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: A educação química no estado do Paraná vem se configurando como um campo e os agentes atuantes nesse espaço social contribuem para a constituição desse campo com a produção de conhecimento. Nesse sentido, determinamos como problema desta pesquisa: como vem ocorrendo a participação de professores de química da educação básica do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE - PG) formados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no campo da Educação Química (EQ) no estado do Paraná? Para que o problema de pesquisa seja respondido, temos como objetivo geral: Analisar como se dá a participação de professores de química da educação básica do NRE - PG no campo da EQ no estado do Paraná. E como objetivos específicos: identificar o capital cultural dos professores de química da educação básica do NRE - PG; explicitar as trajetórias desses professores no campo da EQ; e, relacionar o capital cultural e as estratégias dos professores investigados. Para a coleta de dados, realizamos a busca no portal da Secretaria de Educação sobre os professores atuantes na docência na disciplina de química e um levantamento dos currículos Lattes dos professores na plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e a análise foi realizada com 45 currículos Lattes de professores de química da educação básica, do NRE - PG, sendo que o total de professores de química pertencentes ao NRE - PG é de 87 professores, mas somente 45 possuem currículo registrado na plataforma Lattes. Foram considerados na pesquisa os seguintes conjuntos de professores: a) Sem pós-graduação e sem produção científico-acadêmica; b) Com pós-graduação e sem produção científicoacadêmica; c) Sem pós-graduação e com produção científico-acadêmica; d) Com pósgraduação e com produção científico-acadêmica. Nessa pesquisa foram analisadas as trajetórias dos professores com o olhar para suas produções e pós-graduações. Verificamos que os professores possuem um capital cultural institucionalizado, objetivado e incorporado, e que isso está diretamente relacionado com as estratégias que possuem para ingressar e/ou permanecer no campo. Realizamos uma análise de conteúdo e destacamos como principal resultado que a participação dos professores de química da educação básica, ocorre por meio das produções que realizam e das pós-graduações, que continuam realizando mesmo após a estabilidade alcançada em sua carreira, indicando a preocupação em especializarem-se e em contribuir com a divulgação da ciência por meio de seus resultados de pesquisas.
Abstract: Chemical education in the state of Paraná has been configuring itself as a field and the agents acting in this social space contribute to the constitution of this field with the production of knowledge. In this sense, we determined as a problem for this research: how the participation of chemistry teachers from basic education of the Regional Center of Education of Ponta Grossa (NRE - PG) formed by the State University of Ponta Grossa (UEPG), in the field of Chemical Education (EQ) in the state of Paraná? In order for the research problem to be answered, we have as general objective: To analyze how the participation of chemistry teachers from the basic education of the NRE - PG in the field of EQ in the state of Paraná. And as specific objectives: to identify the cultural capital of chemistry teachers in basic education at NRE - PG; explain the trajectories of these teachers in the field of EQ; and, to relate the cultural capital and the strategies of the investigated teachers. For data collection, we carried out a search on the website of the Department of Education about teachers working in the teaching of chemistry and a survey of the Lattes curricula of teachers on the CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) platform. The research has a qualitative approach and the analysis was carried out with 45 Lattes curricula of chemistry teachers in basic education, from the NRE - PG, and the total of chemistry teachers belonging to the NRE - PG is 87 teachers, but only 45 have CV registered on the Lattes platform. The following sets of teachers were considered in the research: a) without graduate studies and without scientific-academic production; b) with postgraduation and without scientific-academic production; c) Without a graduate degree and with scientific-academic production; d) Graduate and scientific-academic production. In this research, the trajectories of teachers were analyzed with a view to their productions and postgraduate courses. We verified that teachers have an institutionalized, objectified and incorporated cultural capital, and that this is directly related to the strategies they have to enter and/or remain in the field. We carried out a content analysis and highlighted as the main result that the participation of chemistry teachers in basic education occurs through the productions they carry out and the postgraduate courses, which they continue to carry out even after the stability achieved in their careers, indicating the concern in specialize and contribute to the dissemination of science through their research results.
Keywords: Educação Química
Professores de Química
Capital Cultural
Chemistry Education
Chemistry Teachers
Cultural Capital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: ALVES. Neidyérika Lemes. A participação de professores do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa na constituição do campo da educação química no Paraná: um olhar a partir de Bourdieu. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3762
Issue Date: 1-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neidyérica Lemes Alves.pdfdissertação completa em pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons