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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O papel dinamizador do professor complexo: uma análise de planos de aula em ação.
metadata.dc.creator: Portella, Bhianca Moro
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Lígia Paula
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Borges, Elaine Ferreira do Vale
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Junia de Carvalho Fidelis Braga
metadata.dc.contributor.referee2: Braga, Lucimar Araújo
metadata.dc.description.resumo: No âmbito da formação inicial de professores de línguas, Borges e Magno e Silva (2019) discutem a importância do plano de aula como mediador nas interações reflexivas entre as dimensões teóricas e práticas no processo de ensino de línguas em ação, sem, no entanto, explicitarem resultados empíricos sobre o uso do plano de aula em questão no desenvolvimento do professor que preconizam. A esse respeito, um estudo retrospectivo e reflexivo para se compreender o papel do plano de aula como instrumento que revela os processos dinâmicos que acontecem em sala de aula (e no sistema ensino) no contexto de formação inicial do professor complexo tornouse o objeto de investigação central desta pesquisa. Inserida no campo da Linguística Aplicada (LA), esta pesquisa fundamenta-se na Teoria da Complexidade (TC) e respalda-se nas discussões em Larsen-Freeman e Cameron (2008), nas reflexões advindas de elementos constitutivos da Abordagem Complexa de Ensino e de Aprendizagem de Línguas (ACEAL) (Borges; Paiva, 2011; Borges, 2015) – professor dinamizador e planejamento semiótico-ecológico (PSE) (Borges 2014b) – e na compreensão da emergência do Professor Complexo (Borges; Magno e Silva, 2019). Pretendeu-se estudar, diagnosticar e demonstrar como o dinamismo do professor complexo, em sala de aula em ação, pode ser observado via análise retrospectiva de uma sequência didática composta de oito planos de aulas em processo de produção e refacção no período de quatro meses na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa no curso de Letras de uma universidade estadual paranaense no ano letivo de 2019 e posteriormente refletidos em suas modificações (em função das demandas de sala de aula durante as regências) para discutir como o plano de aula em ação é uma importante ferramenta para demonstrar a transformação promovida pelas interações dos sistemas ensino e aprendizagem, nos processos de design de planejamentos (fazendo emergir o PSE) e possibilitar a compreensão do desenvolvimento do professor complexo.
Abstract: In the context of initial language teacher education, Borges and Magno e Silva (2019) discuss the importance of the lesson plan as a mediator in the reflective interactions between theoretical and practical dimensions in the process of language teaching in action, without, however, really bringing any empirical results on the use of the lesson plan to the teacher development they advocate. Regarding this, a retrospective and reflexive study to understand the role of the lesson plan as an instrument to show how the dynamic process happens in the classroom (and the teaching system) in the context of complex initial teacher education became the central research object of this research. Inserted in the field of Applied Linguistics (AL), this research is based on Complexity Theory (CT) and is supported by Larsen-Freeman & Cameron’s (2008) discussions and reflections on elements of the Complex Approach to Language Teaching and Learning (CALTL) (Borges; Paiva, 2011; Borges, 2015) – dynamic teacher and Semiotic-Ecological Syllabus (SES) (Borges 2014b) – and in the understanding of the emergence of the Complex Teacher (Borges; Magno e Silva, 2019). It was intended to study, diagnose and demonstrate how the dynamism of the complex teacher, in the classroom in action, can be observed through retrospective analysis of a didactic sequence composed of eight lesson plans in the process of production and remaking in four months in the subject of Supervised Internship in the English Language in the Modern Languages course of a state university in Paraná in 2019 and later reflected in their modifications (according to classroom demands during regencies) to discuss how the lesson plan in action is an important tool to demonstrate the transformation promoted by the interactions of the teaching and learning systems, in the planning design processes (bringing out the SES) and to enable the understanding of complex teacher development.
Keywords: Ensino de Língua Inglesa
Teoria da Complexidade
Professor Complexo
Plano de Aula
Planejamento de Ensino de Língua
English Teaching
Complexity Theory
Complex Teacher
Lesson Plan
Language Teaching Syllabus
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: Portella, Bhianca Moro. O papel dinamizador do professor complexo: uma análise de planos de aula em ação. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3775
Issue Date: 30-Aug-2022
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