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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação especial no período de pandemia em um colégio de Maringá: Percepção docente
metadata.dc.creator: Gezualdo, Jane
metadata.dc.contributor.advisor1: Justus, José Fabiano Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Ariangelo Hauer
metadata.dc.contributor.referee2: Viginheski, Lucia Virginia Mamcasz
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é resultado de um estudo de caso que tem por objetivo analisar a percepção dos docentes de um colégio estadual do município de Maringá-PR quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial por meio do ensino remoto ocorrido durante a pandemia. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário enviando de forma online aos professores de um colégio estadual de Maringá a partir da metodologia quanti- qualitativa e exploratória para investigar o trabalho pedagógico realizado com o uso das ferramentas digitais. As informações coletadas por meio de questões objetivas de múltipla escolha e as questões subjetivas foram categorizadas de acordo com as semelhanças das respostas, organizadas em forma de gráficos e analisadas sob o enfoque da teoria da Análise do Discurso desenvolvida pela pesquisadora Eni Orlandi (1999). Os resultados obtidos revelam as dificuldades dos professores e dos alunos em virtude da falta de capacitação técnica, ausência de aparelhos tecnológicos, internet incompatível com a necessidade de uso e a falta de inclusão digital, além do pouco apoio familiar. Um importante aspecto evidenciado foi a falta de formação dos professores para atenderem à demanda da educação especial, uma vez que a grande maioria dos professores não possui formação específica, o que resulta em insegurança e dificuldades. Outra evidência foi a escassez de investimentos da mantenedora para atender a demanda da cultura digital nas escolas públicas do Paraná. Para fundamentar este estudo, foram utilizados documentos norteadores, pesquisadores da área como Moran (1999/2000), Prensky (2001), Mazetto (2000), Kenski (2001), entre outros.
Abstract: The present research is the result of a case study that aims to analyze the perception of teachers from a state college in the city of Maringá-PR regarding the use of Digital Information and Communication Technologies as pedagogical tools in the teaching and learning process of students. target audience of special education students through remote teaching that took place during the pandemic. Data collection was carried out through a questionnaire sent online to teachers at a state college in Maringá, using a quantitativequalitative and exploratory methodology to investigate the pedagogical work carried out with the use of digital tools. The information collected through objective multiple-choice questions and the subjective questions were categorized according to the similarities of the answers, organized in the form of graphs and analyzed under the approach of the theory of Discourse Analysis developed by the researcher Eni Orlandi (1999). The results obtained reveal the difficulties of teachers and students due to the lack of technical training, absence of technological devices, internet incompatible with the need for use and lack of digital inclusion, in addition to little family support. An important aspect highlighted was the lack of training of teachers to meet the demand of special education, since the vast majority of teachers do not have specific training, which results in insecurity and difficulties. Another evidence was the lack of investments by the sponsor to meet the demand for digital culture in public schools in Paraná. To support this study, guiding documents were used, researchers in the area such as Moran (1999/2000), Prensky (2001), Mazetto (2000), Kenski (2001), among others.
Keywords: Educação Especial
Pandemia
TDICs
Ensino Remoto
Special education
Pandemic
TDICs
Remote Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: GEZUALDO, Jane. Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação especial no período de pandemia em um colégio de Maringá: Percepção docente. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3787
Issue Date: 3-Oct-2022
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