Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrade, André Vitor Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770545522746726pt_BR
dc.contributor.referee1Facin, Paulo Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434320516535621pt_BR
dc.contributor.referee2Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.creatorAlbrecht, Elisiane de Campos de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5644120073019358pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T22:28:54Z-
dc.date.available2022-11-29-
dc.date.available2022-11-29T22:28:54Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationALBRECHT, Elisiane de Campos de Oliveira. Atividades experimentais para o estudo da refração da luz no ensino médio, uma proposta de UEPS. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3788-
dc.description.abstractIn this work we present a proposal for a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS) on the theme of refraction of light in transparent media, in the context of geometric optics, based on the principles of the Theory of Meaningful Learning (TAS) by David Ausubel. The UEPS was applied and analyzed in a third-grade high school class, in a school in the Metropolitan Region of Curitiba - PR, based on the assumption that the experimental activities developed, applied and evaluated in the light of the TAS principles, could contribute to alleviate some of the learning problems encountered by the teacher in the teaching of physics regarding the content of light refraction. To investigate the results and search for evidence of learning, conceptual maps were used, indicated as important methodological tools in the process of differentiated and progressive assessment. In the different moments of the UEPS, there was a great involvement of students in the process, individually and in groups, and an increase in the complexity of their mental and conceptual maps, factors that can be read as indications that the experimental activities contributed as facilitators of teaching, motivating and mobilizing the students and showing themselves as instruments to support the teacher in his search for differentiated and attractive classes.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) frente ao tema da refração da luz em meios transparentes, no contexto da óptica geométrica, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A UEPS foi aplicada e analisada em uma turma de terceira série do ensino médio, em um colégio da Região Metropolitana de Curitiba - PR, partindo do pressuposto de que as atividades experimentais desenvolvidas, aplicadas e avaliadas à luz dos princípios da TAS, poderiam contribuir para amenizar alguns dos problemas de aprendizagem encontrados pelo docente no ensino de física no que tange ao conteúdo da refração da luz. Para investigação dos resultados e busca de evidências de aprendizagem foram usados os mapas conceituais, indicados como importantes ferramentas metodológicas no processo de avaliação diferenciada e progressiva. Verificou-se nos distintos momentos da UEPS um grande envolvimento dos estudantes no processo, individualmente e em grupo, e um aumento da complexidade dos seus mapas mentais e conceituais, fatores que podem ser lidos como indícios que as atividades experimentais contribuíram como agentes facilitadores do ensino, motivando e mobilizando os estudantes e mostrando-se como instrumentos de apoio ao docente na sua busca por aulas diferenciadas e atrativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2022-11-29T22:28:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisiane de Campos de Oliveira Albrecht.pdf: 7369364 bytes, checksum: 0d3b043e6052b53c6f13844daf9fae3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T22:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisiane de Campos de Oliveira Albrecht.pdf: 7369364 bytes, checksum: 0d3b043e6052b53c6f13844daf9fae3d (MD5) Previous issue date: 2022-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectÓptica Geométricapt_BR
dc.subjectEnsino de Física.pt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectGeometric Opticspt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleAtividades Experimentais para o Estudo da Refração da Luz no Ensino Médio, uma Proposta de UEPSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)pt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2UTFPR – PONTA GROSSApt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisiane de Campos de Oliveira Albrecht.pdfDissertação em PDF7.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons