Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3794
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Analise da Qualidade de Vida de frequentadores da Sala de Recursos Multifuncional, considerando o Plano de Atendimento Individual do Aluno com Deficiência
metadata.dc.creator: Bueno, Valdenise Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedroso, Bruno
metadata.dc.contributor.referee1: Cantorani, José Roberto Herrera
metadata.dc.contributor.referee2: Justus, José Fabiano Costa
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse trabalho é analisar os resultados da avaliação da Qualidade de Vida dos alunos frequentadores da Sala de Recursos Multifuncional e em que medida esses dados podem auxiliar na elaboração do Plano de Atendimento Individual. Trata- se de uma pesquisa quantitativa, tendo como ferramenta de coleta de dados o questionário KIDSCREEN-27. O público investigado consiste em 103 alunos com deficiência, durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2021, na cidade de Ponta Grossa/PR. Os resultados foram transformados em gráficos e subdivididos de acordo com as deficiências informadas, tendo indicado fragilidades no domínio de suporte social e grupo de pares, os quais podem ser minimizados com a construção colaborativa do Plano de Atendimento Individual. O produto educacional se constitui no formato de mídias educacionais (vídeo) propondo dinamizar as informações desenvolvidas durante a pesquisa, propondo novos debates sobre o tema da Qualidade de Vida, Plano de Atendimento Individual e Inclusão Escolar.
Abstract: The objective of this work is to analyze the results of the Quality of Life assessment of students attending the Multifunctional Resource Room and to what extent these data can help in the elaboration of the Individual Assistance Plan. This is a quantitative research, using the KIDSCREEN-27 questionnaire as a data collection tool. The investigated public consists of 103 students with disabilities, during the months of august, september and october 2021, in the city of Ponta Grossa/PR. The results were transformed into graphs and subdivided according to the reported deficiencies, indicating weaknesses in the domain of social support and peer group, which can be minimized with the collaborative construction of the Individual Assistance Plan. The educational product is constituted in the format of educational media (video) proposing to dynamize the information developed during the research, proposing new debates on the theme of Quality of Life, Individual Service Plan and School Inclusion.
Keywords: Qualidade de Vida
Plano de Atendimento Individual
KIDSCREEN- 27
Sala de Recursos Multifuncionais
Quality of Life
Individual Service Plan
KIDSCREEN-27
Multifunctional Resource Room
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: BUENO, Valdenise Batista. Análise da Qualidade de Vida de frequentadores da Sala de Recursos Multifuncionais, considerando o Plano de Atendimento Individual do Aluno com Deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3794
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produto Educacional - vídeo.pdfProduto Educacional em PDF615.85 kBAdobe PDFView/Open
Valdenise Batista Bueno.pdfDissertação completa em pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons