Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3794
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Analise da Qualidade de Vida de frequentadores da Sala de Recursos Multifuncional, considerando o Plano de Atendimento Individual do Aluno com Deficiência |
metadata.dc.creator: | Bueno, Valdenise Batista |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pedroso, Bruno |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cantorani, José Roberto Herrera |
metadata.dc.contributor.referee2: | Justus, José Fabiano Costa |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar os resultados da avaliação da Qualidade de Vida dos alunos frequentadores da Sala de Recursos Multifuncional e em que medida esses dados podem auxiliar na elaboração do Plano de Atendimento Individual. Trata- se de uma pesquisa quantitativa, tendo como ferramenta de coleta de dados o questionário KIDSCREEN-27. O público investigado consiste em 103 alunos com deficiência, durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2021, na cidade de Ponta Grossa/PR. Os resultados foram transformados em gráficos e subdivididos de acordo com as deficiências informadas, tendo indicado fragilidades no domínio de suporte social e grupo de pares, os quais podem ser minimizados com a construção colaborativa do Plano de Atendimento Individual. O produto educacional se constitui no formato de mídias educacionais (vídeo) propondo dinamizar as informações desenvolvidas durante a pesquisa, propondo novos debates sobre o tema da Qualidade de Vida, Plano de Atendimento Individual e Inclusão Escolar. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze the results of the Quality of Life assessment of students attending the Multifunctional Resource Room and to what extent these data can help in the elaboration of the Individual Assistance Plan. This is a quantitative research, using the KIDSCREEN-27 questionnaire as a data collection tool. The investigated public consists of 103 students with disabilities, during the months of august, september and october 2021, in the city of Ponta Grossa/PR. The results were transformed into graphs and subdivided according to the reported deficiencies, indicating weaknesses in the domain of social support and peer group, which can be minimized with the collaborative construction of the Individual Assistance Plan. The educational product is constituted in the format of educational media (video) proposing to dynamize the information developed during the research, proposing new debates on the theme of Quality of Life, Individual Service Plan and School Inclusion. |
Keywords: | Qualidade de Vida Plano de Atendimento Individual KIDSCREEN- 27 Sala de Recursos Multifuncionais Quality of Life Individual Service Plan KIDSCREEN-27 Multifunctional Resource Room |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Citation: | BUENO, Valdenise Batista. Análise da Qualidade de Vida de frequentadores da Sala de Recursos Multifuncionais, considerando o Plano de Atendimento Individual do Aluno com Deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3794 |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - vídeo.pdf | Produto Educacional em PDF | 615.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Valdenise Batista Bueno.pdf | Dissertação completa em pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License