Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3801
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A pesquisa e o ensino desenvolvidos pelos licenciandos no estágio do curso de licenciatura em química da UEPG
metadata.dc.creator: Lopes, Jordana Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Sandri, Marilei Casturina Mendes
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação possui como objetivo geral reconhecer elementos de pesquisa e analisar aspectos que fazem parte do ensino em artigos produzidos por licenciandos no estágio do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva em que, por meio da análise de conteúdo, identificamos elementos de pesquisa presentes em 71 artigos finais do estágio do curso investigado e dois aspectos que fazem parte do ensino: o conteúdo químico abordado e as estratégias didáticas adotadas. A fundamentação teórica da dissertação está respaldada em autores que estudam o estágio com pesquisa, a pesquisa em Ensino de Química, os conteúdos químicos trabalhados na educação básica e as metodologias e estratégias de ensino. As análises permitiram estabelecer que o interesse inicial de pesquisa dos licenciandos está em “como ensinar” e “o que ensinar”. A fundamentação teórica das pesquisas realizadas pelos licenciandos está adequada em algum aspecto, seja na metodologia, na temática adotada, na estratégia didática, ou nos três âmbitos. As análises das metodologias descritas nos artigos demonstraram um número significativo de investigações que não fundamentam suas metodologias. A observação dos resultados apresentados pelos licenciandos demonstram que as pesquisas retomam a fundamentação teórica na discussão, bem como discutem os dados. Além disso, os resultados das pesquisas dos estagiários estão vinculados à aprendizagem do aluno, o que sugere um descompasso entre o interesse dos licenciandos, evidenciado no foco 1, e os resultados obtidos por eles ao final de sua pesquisa, evidenciado no foco 4. Sobre o ensino desenvolvido pelos licenciados, verificou-se que o conteúdo estruturante mais contemplado foi química sintética e o menos contemplado foi biogeoquímica. As estratégias didáticas adotadas em sua maioria contemplam estratégias de reprodução da realidade, entretanto, a maior variedade de estratégias se referem àquelas que buscam desenvolver o protagonismo e autonomia do estudante da educação básica. Dessa forma, esta pesquisa pode contribuir para a melhoria na qualidade das pesquisas realizadas no estágio do curso investigado e, consequentemente, da formação de professores de Química.
Abstract: This research has as general objective to recognize elements of research and analyze aspects that are part of teaching in articles produced by undergraduates in the internship of the Degree course in Chemistry of the State University of Ponta Grossa (UEPG). For this, we carried out a qualitative, exploratory and descriptive research in which, through content analysis, we identified research elements present in 71 final articles of the stage of the investigated course, and two aspects that are part of the teaching: the chemical content addressed and the didactic strategies adopted. The theoretical foundation of the dissertation is supported by authors who study the internship with research, research in Chemistry Teaching, the chemical contents worked in basic education and teaching methodologies and strategies. The analyses allowed establishing that the initial research interest of the undergraduates lies in "how to teach" and "what to teach". The theoretical basis of the research carried out by the undergraduates is adequate in some respect, whether in the methodology, in the theme adopted, in the didactic strategy, or in the three areas. The analyses of the methodologies described in the articles demonstrated a significant number of investigations that do not support their methodologies. The observation of the results presented by the undergraduates demonstrate that the research esum the theoretical foundation in the discussion, as well as discuss the data. In addition, the results of the research of the studies are linked to the student's learning, which suggests a mismatch between the interest of the undergraduates evidenced in focus 1 and the results obtained by them at the end of their research evidenced in focus 4. About the teaching developed by the graduates it was found that the most contemplated structuring content was synthetic chemistry and the least contemplated was biogeochemistry. The didactic strategies adopted mostly include strategies for the reproduction of reality, however, the greatest variety of strategies refer to those that seek to develop the protagonism and autonomy of the basic education student. Thus, this research can contribute to the improvement in the quality of research conducted at the stage of the investigated course and, consequently, in the training of chemistry teachers.
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado
Licenciatura em Química
Estágio com pesquisa
Estratégias Didáticas
Conteúdo Químico
Supervised Curricular Internship
Degree in Chemistry
Internship with research
Didactic Strategies
Chemical Content
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: LOPES, Jordana Maria. A pesquisa e o ensino desenvolvidos pelos licenciandos no estágio do curso de licenciatura em química da UEPG. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3801
Issue Date: 5-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jordana Maria Lopes.pdfDissertação em PDF2.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons