Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3826
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A representação em Perspectiva e o Ensino de Geometria: Conexões entre Artes Visuais e Matemática
metadata.dc.creator: Oliveira, Jéssica Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Bortolossi, Humberto José
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee4: Neves, Marcos Cesar Danhoni
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação, contempla reflexões em relação aos conhecimentos de professores de matemática, em formação inicial, sobre a representação em perspectiva e o ensino de geometria. Esta pesquisa tenciona reunir dados e informações que contribuam para o entendimento dos desafios encontrados no ensino de matemática, principalmente em geometria, tratando da seguinte questão: Quais contribuições a representação em perspectiva pode trazer para o ensino de geometria, por meio de conexões entre Artes Visuais e Matemática? Para responder à questão, define-se como objetivo geral investigar de que forma a representação em perspectiva pode contribuir para o ensino de geometria, por meio da abordagem interdisciplinar entre Artes Visuais e Matemática, na formação inicial de professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por seu caráter descritivo e interpretativo. Utiliza-se como referencial teórico metodológico a análise textual discursiva (ATD), por meio desta metodologia de organização e análise dos dados, busca-se compreender o fenômeno, pelo modo como este mesmo se mostra, na descrição e interpretação do fenômeno. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Os dados coletados, decorreram principalmente da execução de uma oficina, no formato remoto, na qual os sujeitos realizaram atividades práticas sobre a representação em perspectiva e tiveram um embasamento teórico sobre a técnica e da sua relação com diversas áreas do conhecimento. Os registros feitos, consistiram de observações participativas, aplicação de questionários, análises documentais e produções imagéticas. A pesquisa traz contribuições para acadêmicos, professores e pesquisadores sobre a relevância da técnica de representação em perspectiva, para o ensino de conceitos geométricos, por meio da realização de atividades práticas atreladas com as Artes Visuais, de modo interdisciplinar.
Abstract: The present dissertation contemplates reflections on knowledge of teaching mathematics with teachers in initial training about representation in perspective and geometry teaching. This research aims to gather data and information contributing to understanding challenges teachers can find when teaching mathematics, mainly geometry. The main question has been: What contributions can perspective bring to teaching geometry through connections between Visual Arts and Mathematics? To answer this interrogation, we defined the leading objective to investigate how representation in perspective can contribute to geometry teaching, throughout the interdisciplinary approach between Visual Arts and Mathematics, in initial training. The methodology used in the research was the qualitative approach due to its descriptive and interpretive character. Discursive Textual Analysis (DTA) is used as a methodological and theoretical framework throughout this methodology of data organization. The analysis seeks to understand the phenomenon and how it shows itself in the description and interpretation of the event. The characters of the research were academics with a Licentiate Degree in Mathematics at the State University of Ponta Grossa – UEPG. The data collected mainly resulted from the execution of a workshop in a remote format in which the subjects performed practical activities on the representation in perspective, in addition, to having a theoretical basis on the technique and its relationship with various areas of knowledge. The records consisted of participative observations, application of questionnaires, document analysis, and imagery productions. The research brings contributions to academics, professors, and researchers on the relevance of the perspective representation technique for teaching geometric concepts by carrying out practical activities linked to Visual Arts in an interdisciplinary way.
Keywords: Matemática e Arte
Ensino de Matemática
Formação de Professores
Representação em Perspectiva
Interdisciplinaridade
Mathematics and Art
Teaching Mathematics
Teacher training
Representation in Perspective
Interdisciplinarity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: OLIVEIRA. Jéssica Rodrigues de. A representação em Perspectiva e o Ensino de Geometria: Conexões entre Artes Visuais e Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3826
Issue Date: 24-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Rodrigues de Oliveira.pdfdissertação completa em pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons