Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3836
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As contribuições do teatro científico para a divulgação científica mediante a abordagem do tema lua
metadata.dc.creator: Guimarães, Renan Sota
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Luciana de Boer Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Lupetti, Karina Omuro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do Teatro Científico para a Divulgação Científica, mediante a preparação do ator, construção do espetáculo e apresentação de uma peça teatral com abordagem sobre a Lua. A pesquisa foi realizada na perspectiva da análise qualitativa. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina teatral de sete encontros com a temática Lua, os participantes faziam parte da comunidade escolar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a oficina culminou em uma apresentação da peça. Os dados foram obtidos através do diário de bordo áudio-gravado, gravações, grupo focal, questionários, filmagem e texto da peça. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2003). Os resultados encontrados corroboram com a necessidade da preparação do ator através de técnicas teatrais para que se tornem uma ferramenta divulgadora do conhecimento científico, entre as técnicas elucidadas estão: voz, respiração, aterramento e olhar referencial. Os dados apontam ainda as ações necessárias para criação de cenas teatrais científicas como processo de preparação do ator, sendo elas: escolha de um referencial, relacionar a referência com o conhecimento científico, relacionar a Ciência e a Arte, atuar e divulgar o conhecimento científico. Os resultados revelam ainda, que ao se criar um discurso a ser divulgado por meio de um roteiro teatral é necessário entender o espectador, criar conexão com o espectador e reformular a mensagem a ser divulgada e, por fim, a recepção do discurso pelos espectadores acontece através de elementos comunicacionais, que são: fala, cenografia, ações, figurino e iluminação.
Abstract: This research aims to analyze the implications of the Scientific Theater for Scientific Dissemination, through the preparation of the actor, construction of the show and presentation of a theater play with an approach on the Moon. The research was carried out from the perspective of qualitative analysis. For data collection, a theatrical workshop with seven meetings with the theme Lua was held, the participants were part of the school community of the State University of Ponta Grossa, the workshop culminated in a presentation of the play. The data were obtained through the audio-recorded logbook, recordings, focus group, questionnaires, footage and text of the play. For data analysis, the methodology of content analysis by Bardin (2003) was used. The results found point to the need for the actor's preparation through theatrical techniques so that they become a tool to disseminate scientific knowledge, among the elucidated techniques are: voice, breathing, grounding and referential look. The data also point out the necessary actions for the creation of scientific theatrical scenes as an actor preparation process, namely: choosing a reference, relating the reference to scientific knowledge, relating Science and Art, acting and disseminating scientific knowledge. The results also reveal that when creating a discourse to be disseminated through a theatrical script it is necessary to understand the viewer, create a connection with the viewer and reformulate the message to be disseminated and, finally, the reception of the discourse by the spectators takes place through communicational elements, which are: speech, scenography, actions, costumes and lighting.
Keywords: Ensino de Ciências
Teatro Científico
Divulgação Científica
Science Teaching
Scientific Theater
Scientific Dissemination
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: GUIMARÃES, Renan Sota. As contribuições do teatro científico para a divulgação científica mediante a abordagem do tema Lua. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3836
Issue Date: 25-Feb-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan Sota Guimarães.pdfDissertação completa em PDF2.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons