Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3901
metadata.dc.type: Dissertação
Title: TECNOLOGIA E ENSINO DA MATEMÁTICA: VISÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DO SUL DO BRASIL
metadata.dc.creator: Weçolovis, Keila Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, João Carlos Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee2: Bianchi, Paula
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, temos como objetivo analisar as visões para a ação docente quanto à relação tecnologia e ensino de Matemática dos discentes do curso de licenciatura em Pedagogia de universidades da Região Sul do Brasil. Para dar embasamento teórico, utilizamos a perspectiva dos saberes docentes, segundo Tardif (1991; 2007; 2012), Gauthier et al. (2006) e Shulman (1986; 2004), bem como Frota e Borges (2004), na discussão da relação do ensino de Matemática com a Tecnologia. No desenvolvimento da pesquisa, aplicamos questionários com questões abertas e fechadas a acadêmicos que estão cursando licenciatura em Pedagogia em universidades da Região Sul do Brasil. Além das questões iniciais voltadas para a caracterização do grupo, as perguntas relacionaram-se a três eixos: (1) relação dos licenciandos em Pedagogia com a Matemática e a visão sobre a presença desta no curso de formação inicial e na Educação Básica; (2) relação dos licenciandos em Pedagogia com a Tecnologia e a visão sobre a presença desta no curso de formação inicial e na Educação Básica; (3) relações e possibilidades da aproximação tecnologia e Matemática percebidas pelos licenciandos em Pedagogia para a Educação Básica e para o curso de Pedagogia. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, uma vez que nossa intenção se associa a uma leitura interpretativa das compreensões de futuros pedagogos sobre a relação “tecnologia, ensino da Matemática e anos iniciais do ensino fundamental”. A análise dos dados das questões abertas foi realizada com o auxílio do software Iramuteq, em perspectiva da análise de conteúdo. Nos resultados, encontramos, dentro de cada eixo proposto nos objetivos específicos, pontos emergentes com as visões dos licenciandos quanto à tecnologia, à Matemática e à relação entre elas. Pudemos concluir que a carga horária específica da disciplina de Matemática é muito pequena dentro do curso de Pedagogia para que o licenciando possa se sentir seguro para ensinar seus alunos após a conclusão do curso.
Abstract: In this study, we have as objective the visions for the teaching action regarding the relationship between technology and mathematics teaching of the students of the degree course in Pedagogy of universities in the Southern Region of Brazil. To provide a theoretical basis, we used the perspective of teaching knowledge, according to Tardif (1991; 2007; 2012), Gauthier et al. (2006) and Shulman (1986; 2004), as well as Frota and Borges (2004) in the discussion of the relationship between teaching mathematics and The technology. In the development of the research, we applied questions with open and closed questions with academics who are studying a degree in Pedagogy, from universities in the Southern Region of Brazil. In addition to the initial questions aimed at characterizing the group, the questions were related to three axes: (1) relationship between undergraduates in Pedagogy and Mathematics and the view on its presence in the initial training course and in basic education; (2) relationship of graduates in Pedagogy with Technology and the view on its presence in the initial training course and in basic education; (3) relations and possibilities of approximation Technology and Mathematics perceived by graduates in Pedagogy for basic education and for the Pedagogy course. The study is characterized as a qualitative research, since our intention is to associate it with a reading and interpretation of the understandings of future pedagogues about the relationship between Technology, Mathematics teaching and the early years of elementary education. Data analysis of the open questions was performed with the help of the Iramuteq software from a content analysis perspective
Keywords: Tecnologia
Ensino de Matemática
Pedagogia
Technology
Mathematics Teaching
Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: WEÇOLOVIS. Keila Cristina. Tecnologia e ensino da matemática: visões de licenciandos em pedagogia do sul do Brasil. 2022. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3901
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keila Cristina Weçolovis.pdfdissertação completa em pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons