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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A utilização das rubricas na avaliação da aprendizagem em ciências e matemática no período de 2010 a 2021.
metadata.dc.creator: Messias, Kalebe de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jeremias Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Priscila Kabbaz A. da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, de um modo geral, visa conhecer o estado da arte referente às produções que utilizam as rubricas na avaliação do ensino de Matemática, buscando identificar as características e contribuições da utilização das rubricas para o ensino, aprendizagem e no processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, usando como metodologia a revisão bibliográfica narrativa e uma revisão bibliométrica. Utilizando os bancos de dados como: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal de Periódicos da CAPES, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para a construção do corpus I e, Scopus e Web Of Science para o corpus II. Delimitados pelo intervalo de tempo no período de 2010 a 2021, observamos o pequeno número de produções nacionais em comparação às produções internacionais. Partimos de uma revisão bibliométrica e sociométrica para análise das produções internacionais, para tal, optamos pela utilização do software Bibliometrix e buscamos nesta análise compreender os referenciais teóricos utilizados para a temática, bem como as produções recentes sobre o tema. Para as produções nacionais, optamos pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam apenas seis produções nacionais contidas nos bancos de dados BDTD, CTD. Não foi encontrada nenhuma produção sobre a temática no banco de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Para os dados internacionais, foram selecionadas 106 produções na base Scopus, enquanto na base Web Of Science foram 164 produções. Após a análise das produções selecionadas, chegamos ao total de três categorias do corpus I. Para o corpus II, foi realizada uma análise bibliométrica, da qual, extraímos os dados para uma análise das referências e citações. O estudo evidenciou o baixo número de produções nacionais sobre a temática, se comparado ao número de produções internacionais. Desta forma, a pesquisa busca contribuir para a construção novos estudos na área da Matemática.
Abstract: This research, in general, aims to know the state of the art regarding the productions that use rubrics in the evaluation of Mathematics teaching, seeking to identify the characteristics and contributions of the use of rubrics for teaching, learning, and in the evaluation process. This is qualitative and quantitative research, using a narrative bibliographic review and a bibliometric review as methodology. Using databases such as: the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the CAPES Periodicals Portal, the CAPES Catalog of Theses and Dissertations for the construction of corpus I and, Scopus and Web Of Science for corpus II . Delimited by the time interval in the period from 2010 to 2021, we observe the small number of national productions compared to international productions. We started with a bibliometric and sociometric review for the analysis of international productions. To this end, we chose to use the Bibliometrix software and, in this analysis, we sought to understand the theoretical references used for the theme, as well as recent productions on the subject. For national productions, we opted for the Content Analysis proposed by Bardin (2011). The results obtained indicate only six national productions contained in the BDTD, CTD databases. No production on the subject was found in the database of the Portal de Periódicos da CAPES. For international data, 106 productions were selected in the Scopus database, while in the Web Of Science database, 164 productions were selected. After analyzing the selected productions, we reached a total of three categories of corpus I. For corpus II, a bibliometric analysis was performed, from which we extracted data for an analysis of references and citations. The study showed the low number of national productions on the subject, compared to the number of international productions. In this way, the research seeks to contribute to the construction of new studies in the field of Mathematics.
Keywords: Rubricas de avaliação
Educação Matemática
Aprendizagem
Evaluation rubrics
Mathematics teaching
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: MESSIAS, Kalebe de Andrade. A utilização das rubricas na avaliação da aprendizagem em ciências e matemática no período de 2010 a 2021. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3918
Issue Date: 22-Mar-2023
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