Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3931
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
metadata.dc.creator: Nunes, Michel de Angelis
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Antônio Sérgio Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee2: Assmann, André
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista todos os desafios e mudanças em que a educação brasileira vem passando ao longo das últimas décadas, torna-se impossível mantermos metodologias tradicionais de ensino que não despertam os alunos ao interesse e ao envolvimento com o saber. Diante desse fato, vale lembrar que em meio aos desafios e mudanças, alguns estudos sobre como o indivíduo aprende são pertinentes e talvez sejam ainda mais relevantes para a atual geração de jovens. Estudos relacionados a metacognição mostram que a aprendizagem significativa deve envolver todos os sentidos do corpo para que ocorra a efetiva compreensão de conceitos novos apresentados para o aluno. A programação neurolinguística (PNL) traz informações que ajudam as escolas e educadores a entenderem que existem estilos de aprendizagem distintos entre os estudantes que devem ser levados em conta no momento de construção dos planejamentos e execução das aulas. Sendo assim, neste trabalho são apresentados os resultados do uso de metodologias ativas de ensino como objetivo de abordagem de assuntos da física térmica aos diferentes tipos de estilo de aprendizagem identificados nos estudantes. O assunto da termologia foi escolhido por tratar de conceitos que fazem parte do cotidiano dos alunos, no entanto, as metodologias ativas podem e devem ser usadas e adaptadas para qualquer assunto em qualquer disciplina e em qualquer nível de ensino. Elas colocam os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem favorecendo assim a todos os estilos de aprendizagem estudados pela neurolinguística. As metodologias ativas permitem que o ensino se torne muito mais dinâmico e colaborativo, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades essenciais para o mundo moderno. O produto educacional desenvolvido com este trabalho mostrou-se eficiente no processo de ensino e aprendizagem visto que, os alunos participantes tiveram bons resultados nas avaliações dos conceitos abordados e em comparativo com turmas de anos anteriores, obtiveram melhores notas.
Abstract: Given all the challenges and changes that Brazilian education has been going through over the last decades, it is impossible to maintain traditional teaching methodologies that do not evoke students' interest and involvement with knowledge. In this context, it is worth remembering that some studies on how individuals learn are appropriated and perhaps even more relevant for the current generation of young people amidst the challenges and changes. Studies related to metacognition show that meaningful learning must involve all the body's senses, making it possible for the practical understanding of new concepts presented to the student to occur. In this context, neuro-linguistic programming (NLP) provides information that helps schools and educators to understand that there are distinct learning styles among students that must be considered when planning and implementing classes. In this work, it is shown the results of using active teaching methodologies as the objective of approaching thermal physics subjects to the different types of learning styles identified in students. The topic of thermal physics was chosen because it deals with concepts that are part of students' daily lives. However, active methodologies can and should be used and adapted to any subject in any discipline and education level. Such methodologies place students as protagonists of the teaching and learning process, thus favoring all learning styles studied by neurolinguistics. Active methodologies allow teaching to become much more dynamic and collaborative, developing the student's essential skills and abilities for the modern world. The educational product developed with this work proved to be efficient in the teaching and learning process, since the participating students had good results in the evaluations of the concepts addressed and in comparison, with classes from previous years, they obtained better scores.
Keywords: Ensino de Física
Metodologias Ativas
Termologia
Physics Teaching
Active Methodologies
Thermology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: NUNES, Michel de Angelis. Proposta didático-pedagógica para o ensino de termologia com a utilização de metodologias ativas e programação neurolinguística. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3931
Issue Date: 26-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michel de Angelis Nunes.pdfdissertação completa em pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons