Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3956
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pesquisa em alfabetização científica na Educação Infantil: Cenário Nacional e Internacional.
metadata.dc.creator: Mathias, Shayane Caroline Bueno
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Faz-se importante a pesquisa sobre Alfabetização Científica (AC) na Educação Infantil, embora seja uma área onde os estudos demonstram carente exploração da temática, é necessário desenvolver a AC desde essa fase de ensino, pois, as crianças demonstram interesse em aprender ciências e explorar o mundo a sua volta. Desta forma, surge o objetivo geral dessa pesquisa, o qual seja: “Pesquisar como a Alfabetização Científica está sendo tratada nas publicações científicas e Documentos Oficiais no contexto da Educação Infantil”. Para atingir esse objetivo, elaborou-se 2 objetivos específicos: I. Investigar como é tratada a AC na Educação Infantil na produção científica nacional e internacional. II. Analisar o corpus textual criado através de resumos pesquisados nas bases de dados com o uso do software Iramuteq; este estudo configura-se como uma pesquisa Bibliográfica e Documental, sendo de natureza qualitativa. Para isso, foram utilizados vários autores para fundamentar o trabalho, sendo alguns deles Carvalho e Sasseron (2011,2018), Santos (2007), Cunha (2017,2018), Laugksch (2000), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Chassot (2003). Soares (2003), Tfouni (1995), Kleiman (1995), o documento oficial da Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2017) e o Referencial Curricular do Paraná, Paraná (2018), Gil (2008), entre outros autores que também tiveram sua importância para a construção desse trabalho. Utiliza-se como instrumento de coleta de dados, buscas nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos Capes e Scopus. Os dados coletados em acordo com os procedimentos de uma revisão sistemática sendo que sua análise se faz com uma adaptação da análise de conteúdo de Bardin com o auxílio do Software Iramuteq. Com o conjunto de dados obtidos e analisados, pode-se constatar o baixo número de trabalhos encontrados relacionados à Alfabetização Científica na Educação Infantil em um indício de que há muito a ser explorado nos cenários Nacional e Internacional com relação a essa temática.
Abstract: It is important the research about Scientific Literacy (SL) in Early Childhood Education, although it is an area where studies show a lack of exploration of the subject, it is necessary to develop SL since this educational level, because children show interest in learning science and exploring the environment surrounding them. Thus, the general objective of this research is: " Investigate how Scientific Literacy is being addressed in scientific publications and Official Documents in the context of Early Childhood Education". To reach this objective, two specific objectives were elaborated: I. To investigate how scientific literacy is handled in Early Childhood Education in the national and international scientific production. II. To analyze the text corpus created through abstracts searched in the databases using the Iramuteq software; this study is configured as a Bibliographic and Documentary research, being of a qualitative nature. For this, several authors were used to substantiate the study, some of them being Carvalho and Sasseron (2011,2018), Santos (2007), Cunha (2017,2018), Laugksch (2000), Lorenzetti and Delizoicov (2001), Chassot (2003). Soares (2003), Tfouni (1995), Kleiman (1995), the official document of the Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2017) and the Referencial Curricular do Paraná, Paraná (2018), Gil (2008), and other authors who also had their importance for the construction of this work. It is used as an instrument of data collection, searches in databases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos Capes and Scopus. The data collected in according to the procedures of a systematic review and its analysis is done with an adaptation of Bardin's content analysis with the aid of the Iramuteq Software. With the set of data obtained and analyzed, it can be seen the low number of studies found related to Scientific Literacy in Early Childhood Education in an indication that there is much to be explored in the National and International scenarios with respect to this theme.
Keywords: Intervenção Didática
Ensino de Ciências
Níveis de Ensino
Didactic Intervention
Science Teaching
Teaching Levels
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: MATHIAS, Shayane Caroline Bueno. Pesquisa em alfabetização científica na educação infantil: cenário nacional e internacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3956
Issue Date: 30-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shayane Caroline Bueno Mathias.pdfdissertação completa em pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons