Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3957
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação acadêmica e atuação profissional na docência no ensino superior de egressos de licenciatura em química da UEPG
metadata.dc.creator: Silva, Any Caroline Rosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sandri, Marilei Casturina Mendes
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a grande importância da Formação de Professores, esta pesquisa tem como problemática o entendimento da seguinte questão: quais são as trajetórias realizadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Química da UEPG que atuam ou atuaram na docência no ensino superior? Nossa pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, com o objetivo identificar as áreas predominantes da formação acadêmica, e de atuação profissional docente no ensino superior, relacionar a formação acadêmica com o campo de atuação profissional. Buscamos em Pierre Bourdieu os fundamentos para compreender a trajetória de um indivíduo, seus caminhos e escolhas dentro de um campo acadêmico e profissional. Selecionamos os currículos Lattes para formarmos o corpus da nossa pesquisa, considerando 50 egressos do curso do período de 1998 a 2018. A metodologia de análise dos dados foi embasada na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a nossa coleta dos dados foi a partir das unidades de registro dos currículos Lattes. O período analisado nos currículos foi de 1994 (início do curso para a primeira turma) a 2019 (ano que realizamos a busca dos currículos Lattes). Os resultados nos indicaram que as trajetórias acadêmicas dos egressos do curso de Licenciatura em Química da UEPG seguiram com formação acadêmicas em cursos predominantemente na área de Química, tornando assim, o capital cultural incorporado e institucionalizado fortemente ancorado na área de Química. Identificamos as instituições em que os cursos de formação acadêmica foram realizados, as condições de realização (com ou sem bolsa), sendo que os cursos lato sensu tendem a ser realizados em instituições privadas, enquanto os stricto sensu em instituições públicas e com aporte de bolsas de estudo. A trajetória profissional dos egressos na atuação docente no ensino superior foi majoritária em instituições públicas, com os egressos inseridos por meio de concurso público, atuando em diversos cursos e vários níveis ensino, bem como na pesquisa, em grande parte voltadas para a área de Química. Concluímos que a área predominante de formação acadêmica e de atuação no ensino superior foi a área Química. Concluímos também que é preciso voltar um olhar para as disciplinas ofertadas no curso, já que formar um professor vai muito além de ter o domínio do conteúdo.
Abstract: In view of the great importance of Teacher Education, this research aims to understand the following question: what are the trajectories undertaken by graduates of the Chemistry Degree Course at UEPG who work or have worked in teaching in higher education? Our research is exploratory and descriptive, with the objective of identifying the predominant areas of academic training and professional teaching in higher education and relating academic training to the field of professional practice. We sought in Pierre Bourdieu the foundations to understand the trajectory of an individual, his or her paths and choices within an academic and professional field. We selected the Lattes résumés to form the corpus of our research, considering 50 graduates of the course from 1998 to 2018. The data analysis methodology was based on Lawrence Bardin's Content Analysis, and our data collection was based on the registration units of the Lattes resumes. The period analyzed in the curricula was from 1994 (beginning of the course for the first class) to 2019 (the year we conducted the search of the Lattes curricula). The results indicated that the academic trajectories of the graduates of the Chemistry degree course at UEPG followed courses predominantly in chemistry, thus making the incorporated and institutionalized cultural capital strongly anchored in the area of chemistry. We identified the institutions in which the academic courses were taken, the conditions under which they were taken (with or without scholarships), with the lato sensu courses tending to be taken at private institutions, while the stricto sensu courses were taken at public institutions and with the support of scholarships. The professional trajectory of the graduates in teaching in higher education was mostly in public institutions, with the graduates having been hired through public competitive examinations, working in various courses and at various levels of education, as well as in research, mostly focused on the area of chemistry. We concluded that the predominant area of academic training and performance in higher education was the Chemistry area. We also concluded that it is necessary to take a closer look at the disciplines offered in the course, since training a teacher goes far beyond mastering the content.
Keywords: Egressos
Trajetória docente
Licenciatura em Química
Graduates
Teaching Career
Chemistry Degree
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SILVA, Any Caroline Rosa da. Formação acadêmica e atuação profissional na docência no ensino superior de egressos de licenciatura em química da UEPG. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3957
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Any Caroline Rosa da Silva.pdfdissertação completa em pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons