Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3985
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A teoria da instrução de Jerome Bruner aplicada ao aprendizado do arco-íris
metadata.dc.creator: Levinski, Gabriel Roberto Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Gerson Kniphoff da
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Antônio Sérgio Magalhaes de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Milton Thiago Schivani
metadata.dc.description.resumo: De maneira geral, o ensino de física em sala de aula insiste que o estudante tome posse de um conjunto de conhecimentos para resolver exercícios de fixação. Ele memoriza equações e as aplica, sem que necessariamente aprenda a teoria por trás destes problemas. Em um contexto em que a informação está cada vez mais acessível (e chamativa) fora do ambiente escolar, é indispensável que se busque uma alternativa ao atual modelo de ensino. Foi pensando nisso que este trabalho buscou oferecer uma proposta em que o estudante é o grande protagonista do processo de aprendizagem, que contempla experiências diferentes do já tradicional “quadro e giz”. Neste projeto, o aluno se desenvolve ao passar por uma série de estágios que levam em consideração a forma como ele representa o conhecimento que está sendo formado, sem pular etapas. Baseado na teoria instrucional de Jerome Bruner e na teoria da Criação do Conhecimento Real Exterior de Gerson K. Cruz, o produto educacional foi dividido em nove partes organizadas e sequenciadas para oportunizar o aprendizado. Os resultados encontrados a partir da aplicação do material mostraram que houve uma significativa melhora na forma como os alunos encaram o conhecimento acerca da formação do arco-íris e dos fenômenos mais importantes da óptica geométrica, fazendo uso do conjunto de símbolos adequado para a sua representação.
Abstract: Physics is usually learned in school by having the students work through physics questions. He retains the information in his memory of it and uses it to address issues without necessarily understanding the theory. It is crucial to consider an alternate teaching paradigm in a scenario where material available outside of the classroom is cheaper, more readily available, and more attractive. In view of this, this work aims to provide a proposal in which the student is the protagonist in his learning process, and experiences other than the already conventional "blackboard and chalk" are included. Through a sequence of activities that take into account how the student portrays his information from him, the student in this proposal develops his own knowledge, without skipping any steps. This educational product was separated into nine ordered and sequential segments to offer learning opportunities, based on the instructional concept of Jerome Bruner and Cruz's theory of the real external knowledge generator. Following methodological implementation, the analysis of the results has shown a noticeably improved comprehension of how students perceive knowledge about how a rainbow works and the most fundamental laws in optics. This assumption is reinforced by the results, which demonstrate that the students used a set of appropriate symbols to describe optical phenomena.
Keywords: Ensino de física
óptica
formação do arco-íris
Teaching physics
optics
rainbow formation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: LEVINSKI, Gabriel Roberto Garcia. A teoria da instrução de Jerome Bruner aplicada ao aprendizado do arco-íris. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3985
Issue Date: 23-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Roberto Garcia Levinski.pdfdissertação completa em pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons