Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4098
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Probabilidade no Ensino Básico: possibilidades para uma abordagem axiomática |
metadata.dc.creator: | Domingues, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chagas, Jocemar de Quadros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kist, Airton |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa Júnior, Francisco Souto de |
metadata.dc.description.resumo: | No presente trabalho, cujo tema principal trata do conteúdo de probabilidade e de seu ensino, apresentamos como este conteúdo está sendo trabalhado em nosso país, através de uma análise documental baseada em documentos ociais da educação e em livros integran- tes do Plano Nacional do Livro Didático. Com o objetivo de contribuirmos com o ensino do conteúdo probabilidade, especialmente na escola pública, propomos uma abordagem de ensino axiomática para o 8o ano do ensino fundamental. Uma sequência didática é produto desta dissertação. Adicionalmente, em um paralelo com as geometrias não-euclidianas, apresentamos uma extensão para a teoria de probabilidade de A. Kolmogorov, devida a M. Burgin. Tal teoria estendida admite a possibilidade de probabilidades negativas. Como aplicações de probabilidades negativas, apresentamos um modelo de precicação de opções e uma análise do lançamento de meia moeda. |
Abstract: | In the present work, whose main theme deals with the content of probability and its teaching, we present how this content is being worked on in Brazil, through a documentary analysis based on ocial education documents and books that are part of the national textbook plan (Brazil). With the aim of contributing to the teaching of probability, especially in public schools, we propose an axiomatic teaching approach for the 8th year of elementary school. A didactic sequence is the product of this dissertation. Additionally, in parallel with non-Euclidean geometries, we present an extension to A. Kolmogorov's probability theory, due to M. Burgin. This extended theory admits the possibility of negative probabilities. As applications of negative probabilities, we present an option pricing model and an analysis of the half-coin toss. |
Keywords: | Probabilidade Negativa Axiomas Sequência Didática Negative Probability Axioms Didactic Sequence |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Matemática e Estatística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Citation: | DOMINGUES, Rodrigo. Probabilidade no Ensino Básico: possibilidades para uma abordagem axiomática. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4098 |
Issue Date: | 1-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Domingues.pdf | dissertação completa em pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License