Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4098
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Probabilidade no Ensino Básico: possibilidades para uma abordagem axiomática
metadata.dc.creator: Domingues, Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Chagas, Jocemar de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Kist, Airton
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Júnior, Francisco Souto de
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, cujo tema principal trata do conteúdo de probabilidade e de seu ensino, apresentamos como este conteúdo está sendo trabalhado em nosso país, através de uma análise documental baseada em documentos ociais da educação e em livros integran- tes do Plano Nacional do Livro Didático. Com o objetivo de contribuirmos com o ensino do conteúdo probabilidade, especialmente na escola pública, propomos uma abordagem de ensino axiomática para o 8o ano do ensino fundamental. Uma sequência didática é produto desta dissertação. Adicionalmente, em um paralelo com as geometrias não-euclidianas, apresentamos uma extensão para a teoria de probabilidade de A. Kolmogorov, devida a M. Burgin. Tal teoria estendida admite a possibilidade de probabilidades negativas. Como aplicações de probabilidades negativas, apresentamos um modelo de precicação de opções e uma análise do lançamento de meia moeda.
Abstract: In the present work, whose main theme deals with the content of probability and its teaching, we present how this content is being worked on in Brazil, through a documentary analysis based on ocial education documents and books that are part of the national textbook plan (Brazil). With the aim of contributing to the teaching of probability, especially in public schools, we propose an axiomatic teaching approach for the 8th year of elementary school. A didactic sequence is the product of this dissertation. Additionally, in parallel with non-Euclidean geometries, we present an extension to A. Kolmogorov's probability theory, due to M. Burgin. This extended theory admits the possibility of negative probabilities. As applications of negative probabilities, we present an option pricing model and an analysis of the half-coin toss.
Keywords: Probabilidade Negativa
Axiomas
Sequência Didática
Negative Probability
Axioms
Didactic Sequence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: DOMINGUES, Rodrigo. Probabilidade no Ensino Básico: possibilidades para uma abordagem axiomática. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4098
Issue Date: 1-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Domingues.pdfdissertação completa em pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons