Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4099
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma professora – pesquisadora... crianças... um menino... e encontros outros que atravessam uma pesquisa com o espaço da infância
metadata.dc.creator: Paz, Caroline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Fernando Cesar Ripe da
metadata.dc.contributor.referee2: Camargo, Gisele Brandelero
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Junior, Nelson
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da pesquisa de mestrado, por meio de uma inspiração cartográfica, sobre como crianças que passaram pela vida da autora, experienciam o espaço por meio de oficinas, desbravando novas possibilidades e modos de pensar o Ensino de Ciências na Infância. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de seis oficinas via Whatsapp pelo Grupo Narrativas de Infância durante a Pandemia. Ao longo do processo da pesquisa foram surgindo diálogos historizando os objetos: infância, experiência, espaço e ensino de Ciências. O objetivo foi analisar como o encontro de crianças em oficinas sobre o espaço, faz a pesquisadora pensar as suas práticas de ensino de Ciências na infância. A cartografia foi utilizada como método de intervenção e se estabeleceu no sentido de acompanhar os processos, mais do que representar resultados, criando possibilidades de discurso. Assim, iniciou-se uma viagem sem roteiro pré-estabelecido, com um grupo de 8 crianças de 3 a 11 anos de idade e a autora, sem ensinar ou categorizar dados, mas compondo com os afetos que elas disparam em nós. As oficinas foram dispositivos, e o tema espaço, foi o eixo norteador das provocações. O texto está subdividido em cinco capítulos que foram se constituindo com os sobrevoos da pesquisa. Consideramos, por fim, que desta experiência surgiram novas compreensões sobre a infância, uma Infância da educação, expressando a necessidade de buscar outros modos de pensar o Ensino de Ciências no tempo de aión e kairós. Na mente infância, o espaço é o que se sente, o que se vê, e o que se faz nele. Ainda não se ouviu a infância em sua potencialidade, é necessário infantilizar as novas possibilidades a partir dessa infância superada; percebê-la; habitá-la.
Abstract: This dissertation presents the experiences lived throughout the construction of the master's research, through a cartographic inspiration about how children who went through the author's life experience the space through workshops, exploring new possibilities and ways of thinking Science Teaching in Childhood. The research was developed during six workshops via Whatsapp by childhood narratives group during the Pandemic, with a group of 8 children aged 3 to 11 years old and the author. Throughout the research process, dialogues emerged, historicizing the objects: Childhood, experience, space and Science Teaching. The objective was to analyze how the meeting of children with workshops about space makes the researcher think about her Science Teaching practices in childhood. Cartography was used as an intervention method and was established in the sense of accompanying the processes, rather than representing results by creating possibilities for discourse. Thus, a journey without a pre-established itinerary began. The workshops were devices and the space was the guiding axis of the provocations. Finally, we consider that this experience has given rise to new understandings about childhood, a Childhood of Education, expressing the need to seek new ways of thinking about Science Teaching in the time of aión and kairós, because in the mind of childhood, space is what feels , what you see, what you do in it. Childhood in its potentiality has not yet been heard, it is necessary to infantilize the new possibilities from this surpassed childhood, to perceive it, to inhabit it.
Keywords: Infância
Espaço
Ensino de Ciências
Childhood
Space
Science teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: PAZ, Caroline da Silva. Uma professora-pesquisadora... crianças... um menino... e encontros outros que atravessam uma pesquisa com o espaço da infância. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4099
Issue Date: 11-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline da Silva Paz.pdfdissertação completa em pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons