Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4118
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Arte Conceitual nas aulas de Matemática como forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem.
metadata.dc.creator: Matos, Luis Alberto Flores de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neves, Marcos Cesar Danhoni
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa em questão surge a partir da problematização de como a relação entre a Arte Conceitual e a Matemática podem favorecer o processo de ensino aprendizagem da Matemática?. O objetivo geral da pesquisa é de investigar contribuições da relação entre a Arte Conceitual e a Matemática para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A pesquisa é uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa ação que teve como sujeitos os alunos do Ensino Médio e Técnico do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã-Pr. Os procedimentos para a coleta e produção de dados foram: questionário e análise documental. A metodologia adotada para a análise dos dados colhidos é a de agrupamento descrita por Carvalho e Vergara (2002), onde serão organizados em clusters de significados, reunindo as informações em unidades maiores descrevendo as experiências interativas. Assim os dados serão discutidos a partir de uma análise estruturada para melhor compreensão e reflexão sobre o fenômeno. Os resultados da análise dos dados apresentam a percepção dos alunos em relação à Arte Conceitual e a Matemática e como está pode favorecer o processo de ensino aprendizagem. Burak (2004), aponta que a sequência didática oportuniza a compreensão da Matemática com maior facilidade devido os momentos práticos; o desenvolvimento de processo de reflexão; compreensão e relação com diversos conhecimentos humanos; meios de buscar o conhecimento através da pesquisa; meio de aprendizado de forma prazerosa; envolvimento com o processo de aprendiado e com o conhecimento humano. Desta forma, os alunos descrevem a necessidade de sequências didáticas com estás caracteristicas continuamente a fim de favorecer o processo educacional. Ainda, é importante descrever que grande parte dos professores de Matemática têm um programa extenso resultando em poucos momentos para aplicação de metodologias diferenciadas, situação a qual deve ser levada em consideração no ensino contemporâneo da Matemática.
Abstract: The research in question arises from the problematization of how the relationship between Conceptual Art and Mathematics can favor the teaching-learning process of Mathematics? The general objective of the research is to investigate contributions of the relationship between Conceptual Art and Mathematics to the Mathematics teaching-learning process. The research is a qualitative approach of the action research type that had as subjects high school and technical students from Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã-Pr. The procedures for collecting and producing data were: questionnaire and document analysis. The methodology adopted for analyzing the collected data is the grouping method described by Carvalho and Vergara (2002), where they will be organized into clusters of meanings, bringing together the information into larger units describing the interactive experiences. Thus, the data will be discussed based on a structured analysis for better understanding and reflection on the phenomenon. The results of the data analysis present the students' perception in relation to Conceptual Art and Mathematics and how it can favor the teaching-learning process. Burak (2004) points out that the didactic sequence provides an opportunity to understand Mathematics more easily due to the practical moments; the development of a reflection process; understanding and relationship with diverse human knowledge; means of seeking knowledge through research; a means of learning in a pleasurable way; involvement with the learning process and human knowledge. In this way, students describe the need for didactic sequences with these characteristics continuously in order to favor the educational process. Furthermore, it is important to describe that most Mathematics teachers have an extensive program resulting in few moments for the application of different methodologies, a situation that must be taken into consideration in contemporary Mathematics teaching.
Keywords: Ensino de Matemática
Arte Conceitual
Ensino Aprendizagem
Mathematics Teaching
Conceptual art
Teaching Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: MATOS, Luis Alberto Flores de. A arte conceitual nas aulas de matemática como forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem. Orientador: Nelson Silva Junior. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4118
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Alberto Flores de Matos.pdfdissertação completa em pdf9.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons