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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Não é brincadeira: relatos de violências veladas e manifestas sofridas por professoras em uma instituição de ensino superior
metadata.dc.creator: Lara, Alexia Fagundes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Godoy, Marcela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee2: Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
metadata.dc.description.resumo: A presença e a participação feminina no ambiente universitário são um acontecimento recente, mas que hoje reflete avanços significativos, como a representatividade em áreas de estudos, ocupação em posições de liderança, cargos de prestígio, desenvolvimento de produção científica, entre outros tantos progressos. No entanto, ainda persistem desafios e obstáculos que atravessam a questão de gênero, afetando a experiência de ser e estar na universidade. Além de ocorrer situações em que as mulheres são subestimadas e desencorajadas, também são alvos mais frequentes de assédio moral e sexual no contexto universitário. A partir disso, o objeto desta pesquisa são as violências que as professoras de ensino superior vivenciam e/ou enfrentam no ambiente acadêmico. Face ao referencial teórico a pesquisa tem como objetivo geral identificar a presença e, se for o caso, mapear as diferentes formas de violência presentes no discurso das professoras de ensino superior. Como objetivos específicos apontam-se: a) Revelar as principais condições as quais as professoras de ensino superior estão submetidas, considerando as diferentes violências sofridas; b) Demonstrar por meio dos dados o modus operandi cometidos contra as professoras de ensino superior. O posicionamento epistemológico desta pesquisa será o crítico analítico partindo da visão de Mainardes (2018), uma vez que, será apresentada a integração entre teoria e dados, bem como uma análise crítica e interpretativa dos achados de pesquisa. Os pressupostos teóricos utilizados na pesquisa terão embasamento nos estudos de Gayatri Spivak (2010), Mary Del Priore (2014), Rebecca Solnit (2017), Angela Saini (2018) e Gerda Lerner (2019). O campo de pesquisa é uma universidade pública do estado do Paraná. Optamos pelo instrumento de coleta de dados na forma de entrevista semiestruturada, realizadas com seis professoras da graduação em licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado do Paraná. Foi criado um instrumento analítico a partir dos discursos das entrevistadas. Os resultados obtidos fornecem algumas evidências de que a violência contra as professoras, não se limita as formas explícitas, engloba manifestações veladas, também revela a presença contínua de estruturas patriarcais, por meio de atitudes machistas, misóginas e estereotipadas. Entre outras considerações, o estudo aponta para a necessidade de as instituições de ensino superior adotarem políticas de combate a violência de gênero, a conscientização sobre o impacto do machismo e a implementação de mecanismos efetivos para enfrentar os casos de violências e discriminações.
Abstract: The female presence and participation in the academic environment are a recent event, but today it reflects significant advances, like the representativeness in studies, leadership positions, prestige positions, development of scientific prodution, amongst many others advances. However, challenges and obstacles that cross genre persists, affecting the academic experience. Besides situations that women are underrated and discouraged occur, they are frequent targets for moral and sexual harassment in the university. From this, the goals of this study are the violences that professors in higher education expriences and/or faces in the academic environment. Towards the teorethical framework the study has the general objective identify the presence and, where appropriate, map the differents types of violence present at the speech of the higher education teachers. The specific goals are: a) Reveal the main conditions to which higher education teachers are subjected, considering the different violence suffered; b) Demonstrate through data the modus operandi committed against higher education teachers. The epistemological positioning of this research will be the critical analytical one based on the view of Mainardes (2018), since, the integration between theory and data will be presented, as well as a critical and interpretative analysis of the research findings.The theoretical assumptions used in the research will be based on studies of Gayatri Spivak (2010), Mary Del Priore (2014), Rebecca Solnit (2017), Angela Saini (2018) e Gerda Lerner (2019). The research field is a public university in the state of Paraná. We opted for a data collection instrument in the form of a semi-structured interview, carried out with six undergraduate professors in Biological Sciences at a public university in the state of Paraná. An analytical instrument was created based on the interviewees' speeches. The results obtained provide some evidence that violence against teachers is not limited to explicit forms, it encompasses veiled manifestations, it also reveals the continuous presence of patriarchal structures, through sexist, misogynistic and stereotypical attitudes. Among other considerations, the study points to the need for higher education institutions to adopt policies to combat gender-based violence, raise awareness about the impact of machismo and implement effective mechanisms to face cases of violence and discrimination.
Keywords: Assédio moral
assédio sexual
violência de gênero
professoras de ensino superior
Moral harassment
sexual harassment
gender violence
higher education teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LARA, Alexia Fagundes de. Não é brincadeira: relatos de violências veladas e manifestas sofridas por professoras em uma instituição de ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4134
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

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