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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada para professores da educação infantil: ações do município de Ivaiporã/PR nos anos de 2021, 2022 e 2023
metadata.dc.creator: Pessutti, Silvana Zancanella
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é resultado de uma investigação em nível de mestrado inserida na linha de pesquisa "Ensino de Ciências e Educação Matemática" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de Formação Continuada dos professores de Educação Infantil do Município de Ivaiporã/PR nos anos de 2021, 2022 e 2023. O estudo consistiu na análise das ações de 13 coordenadoras da Educação Infantil, sendo duas que atuam na Secretaria Municipal de Educação (SME) e 11 nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Para levantar as informações necessárias à pesquisa, foram utilizadas estratégias da pesquisa qualitativa, incluindo a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa empírica foi realizada por meio da consulta de documentos produzidos pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), bem como por meio de entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, as entrevistas foram realizadas por meio do formulário Google Forms e, posteriormente, por meio de visitas agendadas. O aporte teórico da pesquisa dialoga com as contribuições de autores como Franco Cambi, Jacques Gélis, Philippe Áries, Moysés Kuhlmann Jr, Lev Semyonovitch Vygotsky, Demerval Saviane, Paulo Freire, Jean Piaget, Francisco Imbernón e Teresa Cristina Rebolho Rego, além dos documentos oficiais que norteiam o sistema educacional. Os resultados revelaram que o processo de Formação Continuada, associado à prática pedagógica, demonstra a necessidade de que a Formação Continuada seja elaborada a partir das dificuldades encontradas na sala de aula. Uma das principais dificuldades apresentadas pelos profissionais da Educação Infantil foi o processo de inclusão da pessoa com necessidades especiais, especialmente ligado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, ficou evidente a importância da Formação Continuada na contextualização da prática pedagógica, com ações e incentivos voltados para as necessidades representadas pela contemporaneidade e que retratam os desafios educacionais a partir da Educação Infantil. A pesquisa também apresentou um novo olhar para os desafios envolvendo a inclusão, destacando a importância de ações que envolvam o acesso à área social e à saúde, formalizando um trabalho multidisciplinar que contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Abstract: This research is the result of an investigation at master's level within the research line "Science Teaching and Mathematics Education" of the Postgraduate Program in Science Teaching and Mathematics Education at the State University of Ponta Grossa. The general objective of this work was to investigate the process of Continuing Education for Early Childhood Education teachers in the Municipality of Ivaiporã/PR in the years 2021, 2022 and 2023. The study consisted of analyzing the actions of 13 Early Childhood Education coordinators, two of whom work at the Municipal Department of Education (SME) and 11 at Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs). In order to gather the information needed for the research, qualitative research strategies were used, including bibliographical, documentary and field research. The empirical research was carried out by consulting documents produced by the City Hall and the Municipal Education Department (SME), as well as through semi-structured interviews. Initially, the interviews were carried out using a Google Forms form and later through scheduled visits. The theoretical framework of the research dialogues with the contributions of authors such as Franco Cambi, Jacques Gélis, Philippe Áries, Moysés Kuhlmann Jr, Lev Semyonovitch Vygotsky, Demerval Saviane, Paulo Freire, Jean Piaget, Francisco Imbernón and Teresa Cristina Rebolho Rego, as well as the official documents that guide the educational system. The results revealed that the Continuing Education process, associated with pedagogical practice, demonstrates the need for Continuing Education to be based on the difficulties encountered in the classroom. One of the main difficulties presented by Early Childhood Education professionals was the process of including people with special needs, especially those linked to Autism Spectrum Disorder (ASD). In addition, the importance of Continuing Education in contextualizing pedagogical practice became evident, with actions and incentives aimed at the needs represented by contemporaneity and which portray educational challenges from Early Childhood Education. The research also took a new look at the challenges of inclusion, highlighting the importance of actions that involve access to social and health care, formalizing multidisciplinary work that contributes significantly to the students' teaching and learning process.
Keywords: Formação Continuada
Educação Infantil
Identidade Profissional Docente
Ação Docente
Continuing education
Early Childhood Education
Professional Teachers' Identity
Teachers' Action
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: PESSUTTI, Silvana Zancanella. Formação continuada para professores da educação infantil: ações do município de Ivaiporã/PR nos anos de 2021, 2022 e 2023. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4170
Issue Date: 14-Dec-2023
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