Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4171
metadata.dc.type: Dissertação
Title: História de vida de alunas da EJA: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa, Paraná
metadata.dc.creator: Santos, Jenniffer Batista dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.contributor.referee3: Camargo, Daiana
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral de pesquisa analisar, a partir da história de vida, os fatores que levaram alunas a recorrerem à Educação de Jovens e Adultos no Município de Ponta Grossa após evasão do ensino regular. Sabendo que a EJA sofre constante desvalorização, a modalidade precisa ser vista como uma ferramenta para diminuir as desigualdades sociais a fim de construir uma sociedade mais justa. Desta maneira, visando responder ao problema de pesquisa - A partir da história de vida das alunas da modalidade de Jovens e Adultos, quais são os principais fatores que as levaram a evasão escolar? – a dissertação pretende apresentar a trajetória da modalidade EJA, contextualizando-a no Município de Ponta Grossa, para que desta maneira seja possível refletir sobre o abandono escolar e identificar nas histórias de vida os fatores que motivaram alunas a matricularem-se na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico pautou-se nos conceitos bourdieusianas, mais especificamente nas teorias de habitus e campos sociais. Esses conceitos possibilitam uma análise da posição desses agentes nos campos em que estão inseridos, bem como a forma que o habitus primário influencia a trajetória de vida desse agente. Também foram utilizados autores que discutem questões relativas à Educação de Jovens e Adultos (Arroyo, 1993; Galvão; Soares, 2006; Haddad; Di Pierro, 2000). Além disso, foram utilizados documentos oficiais no que se referem a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996), Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), Resolução no 01/2021 de 25 de maio de 2021 que se institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, entre outros documentos. Para discutir sobre a matrícula e a evasão escolar, foram utilizados os dados do Censo Escolar organizados pelo INEP (2022), do IBGE (2015, 2022) e o Caderno Estatístico do Município de Ponta Grossa (2019). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica para situar a EJA no Brasil e em Ponta Grossa. Além disso, utiliza-se a história de vida como fonte de investigação para descoberta dos fatores que levam as alunas ao abandono escolar, sendo fundamentada a partir da autora Ecléa Bosi (2002, 2003). Para análise dos dados das histórias das agentes entrevistadas, foram utilizadas as contribuições de Pierre Bourdieu (1989, 1992, 1996, 1998, 2001, 2004, 2010, 2014, 2016) relacionando a evasão escolar com as ações desses agentes na estrutura do campo educacional. Para análise de dados, foram utilizadas três categorias que emergiram das histórias de vida coletadas: I: acesso e permanência nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR. II: desigualdade social e escolar. III: relações de poder frente as questões de gênero. É necessário construir novas estratégias de acesso e permanência e acompanhar sua efetividade no decorrer do ensino. Foi possível verificar como o habitus primário perpetua de geração em geração, sendo difícil rompê-lo em uma sociedade organizada em estrutura de classes como a nossa.
Abstract: The general aim of this dissertation is to analyze, based on life history, the factors that led students to turn to Youth and Adult Education in the municipality of Ponta Grossa after dropping out of regular school. Knowing that the EJA is constantly undervalued, the modality needs to be seen as a tool for reducing social inequalities in order to build a fairer society. Thus, in order to answer the research problem - Based on the life history of students in the Youth and Adult Education system, what are the main factors that led them to drop out of school? - the dissertation aims to present the trajectory of the EJA modality, contextualizing it in the Municipality of Ponta Grossa, so that it is possible to reflect on school dropout and identify in life stories the factors that motivated students to enroll in Youth and Adult Education. The theoretical framework was based on Bourdieusian concepts, specifically the theories of habitus and social fields. These concepts make it possible to analyze the position of these agents in the fields in which they are inserted, as well as how the primary habitus influences the agent's life trajectory. We also used authors who discuss issues related to Youth and Adult Education (Arroyo, 1993; Galvão; Soares, 2006; Haddad; Di Pierro, 2000). In addition, official documents referring to Youth and Adult Education in Brazil were used, such as the National Education Guidelines and Bases Law (Law 9394/1996), the National Education Plan (PNE 2014-2024), Resolution No. 01/2021 of May 25, 2021, which establishes the Operational Guidelines for Youth and Adult Education, among other documents. To discuss school enrollment and dropout, data from the School Census organized by INEP (2022), IBGE (2015, 2022) and the Statistical Notebook of the Municipality of Ponta Grossa (2019) were used. The research uses a qualitative approach, with documentary and bibliographic research to situate the EJA in Brazil and in Ponta Grossa. In addition, life history is used as a source of investigation to discover the factors that lead students to drop out of school, based on the author Ecléa Bosi (2002, 2003). To analyze the data from the stories of the agents interviewed, the contributions of Pierre Bourdieu (1989, 1992, 1996, 1998, 2001, 2004, 2010, 2014, 2016) were used, relating school dropout to the actions of these agents in the structure of the educational field. For data analysis, three categories were used that emerged from the life stories collected: I: access and permanence in schools that offer Youth and Adult Education in Ponta Grossa - PR. II: social and school inequality. III: power relations in relation to gender issues. It is necessary to build new strategies for access and permanence and monitor their effectiveness over the course of teaching. It was possible to see how the primary habitus is perpetuated from generation to generation, and how difficult it is to break it in a society organized in a class structure like ours.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
História de Vida
Mulheres
Youth and Adult Education
School dropout
Life History
Women
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Jenniffer Batista. História de vida de alunas da EJA: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa, Paraná. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4171
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jenniffer Batista dos Santos.pdfdissertação completa em pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons