Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4231
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desobediência no ensino de Ciências e Biologia: narrativas autobiográficas de professoras dissidentes do ensino básico
metadata.dc.creator: Feola, Luara Arthur
metadata.dc.contributor.advisor1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Marín, Yonier Alexandre Orozco
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.description.resumo: Como professoras de Ciências e Biologia dissidentes percebem/contemplam seus corpos ao ensinar Biologia? Mesmo ao reconhecer em si uma dissonância com o Cistema, de que modo essas sujeitas produzem (ou não) uma fuga discursiva da matriz cisheteronormativa ao lecionar? Essas perguntas mobilizam esta dissertação, desdobrando-a no objetivo geral de partilhar narrativas autobiográficas de professoras de Ciências e Biologia dissidentes de gênero, sexualidade, cor e etnia, em relação a questões de gênero, materialidade dos sexos e corpos (in)visibilizados no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia; e específicos: gerar narrativas autobiográficas contra hegemônicas em conjunto com professoras dissidentes; compreender os mecanismos de fuga ou permanência utilizados por essas professoras dos conhecimentos bio-lógicos; e a partir das narrativas pensar (des)caminhos para o ensino de uma Biologia Desobediente. Para isso, os principais conceitos e concepções mobilizados na dissertação foram: dissidência, Escrevivência, performatividade de gênero, fuga, Cistema e mecanismos de quebra e desidentificação, epistemologia feminista, e dos processos de corporificação de conhecimentos e localização de saberes, regimes de verdade, e concepção bio-lógica. A produção e análise de dados se dá com três professoras dissidentes de Ciências e Biologia da Educação Básica que, por meio de entrevistas, trazem suas Escrevivências e narrativas autobiográficas. A realização dessa etapa se deu atendendo aos protocolos éticos. A articulação entre a fundamentação teórico-metodológica e os diálogos originou cinco narrativas: (1) Autobiografia das professoras; (2) Memórias e experiências de escolarização; (3) Partilha de saberes e práticas desobedientes; (4) Engenhosidades para o ensino de Ciências e Biologia desobedientes; e (5) Nem tudo é close. Como resultados, compreendeu-se que, ao aproximar as Ciências Biológicas de debates sociais, uma postura de responsabilidade científica é adotada: colocar em local de disputa os saberes biológicos, reconhecer suas parcialidades e possibilitar novas produções e interpretações múltiplas sobre a vida, natureza e sociedade que contemplem outras corporalidades, outros pontos de vista que fujam dos sujeitos hegemônicos universais das ciências presentes no Cistema, possibilitar o diálogo, partilha e amorosidade no ensino de Ciências e Biologia como esta dissertação propõe, possibilita a criação de novos imaginários e oferece materiais, referências, atividades e metodologias para se fazer ciência e cientistas.
Abstract: How do dissident Science and Biology teachers perceive/contemplate their bodies when teaching Biology? Even when they recognize in themselves a dissonance with the Cistem, how do these subjects produce (or don’t produce) a discursive escape from the cisheteronormative matrix when teaching? These questions mobilize this dissertation, unfolding it in the general objective of: sharing autobiographical narratives of Science and Biology teachers who are dissidents in terms of gender, sexuality, race and ethnicity, in relation to issues and bodies that are made (in)visible in the teaching and learning of Science and Biology process; and specific objectives: to generate counter-hegemonic autobiographical narratives together with dissident teachers; to understand the mechanisms of escape or permanence within bio-logical knowledge used by these teachers; and to think about paths for teaching a disobedient Biology, through their autobiographical narrative. To this end, the main concepts and conceptions mobilized in the dissertation were: dissidence, Escrevivência, gender performativity, escape, Cistem, breaking and disidentification mechanisms, feminist epistemology, embodiment of knowledge and knowledge localization processes, regimes of truth and bio-logical conception. The data was produced and analyzed with three dissident teachers of Science and Biology, teaching in Basic Education who, through interviews, shared their Escrevivências and autobiographical narratives. This stage was carried out in compliance with ethical protocols. The articulation between the theoretical-methodological foundation and the dialogues gave rise to five narratives: (1) Autobiography of the teachers; (2) Memories and experiences of schooling; (3) Sharing disobedient knowledge and practices; (4) Ingenuities for teaching disobedient Science and Biology; and (5) Nem tudo é close (all that glitters is not gold). As a result, it was understood that, by bringing the Biological Sciences closer to social debates, a posture of scientific responsibility is adopted: placing biological knowledge in a context of dispute, recognizing its partialities and enabling new productions and multiple interpretations about life, nature and society that contemplate other corporalities, other points of view that escape the universal hegemonic subjects of the sciences present in the Cistem, enabling dialogue, sharing and amorousness in the teaching of Science and Biology as this dissertation proposes, enables the creation of new imaginaries and offers materials, references, activities and methodologies for Science and scientists.
Keywords: Narrativas docentes
Formação docente de Ciências e Biologia
Corpos dissidentes
Desobediência
Teacher narratives
Teacher training in Science and Biology
Dissident bodies
Disobedience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: FEOLA, Luara Arthur. Desobediência no ensino de Ciências e Biologia: narrativas autobiográficas de professoras dissidentes do ensino básico. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4231
Issue Date: 13-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luara Arthur Feola.pdfdissertação completa em pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons