Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4234
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação Física escolar: práticas pedagógicas inclusivas na rede municipal de Ponta Grossa-PR
metadata.dc.creator: Silva, Linderson Rodrigo Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: El Tassa, Khaled Mohamad
metadata.dc.contributor.referee2: Streiechen, Eliziane Manosso
metadata.dc.contributor.referee3: Casagrande, Rosana de Castro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas inclusivas de Educação Física na rede municipal de Ponta Grossa-PR. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo, exploratória (Lüdke; André, 1986; Bogdan; Biklen, 1994). Questiona-se: Quais os elementos que caracterizam as práticas pedagógicas inclusivas de Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de Ponta Grossa–PR? O objetivo geral da pesquisa é analisar os elementos que caracterizam as práticas pedagógicas inclusivas de Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de Ponta Grossa-PR. Os objetivos específicos são: verificar as especificidades dos planejamentos de Educação Física sobre práticas pedagógicas inclusivas; identificar como os professores de Educação Física compreendem a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas; averiguar as percepções dos professores de Educação Física, sobre sua formação inicial em Educação Especial, e a formação continuada nessa modalidade de ensino, promovida pela rede municipal de Ponta Grossa-PR. A pesquisa fundamenta-se nos estudos referentes: a Educação Física numa abordagem desenvolvimentista (Gallahue; Donnelly, 2008; Tani et al., 1988; Tani, 2008; Tani, 2011); ao recorte histórico da Educação Especial no Brasil (Bueno, 1999; Mazzota, 2003; Jannuzzi, 2004; Glat e Blanco, 2007; Júnior e Martins, 2010); a legislação e os documentos da Educação Especial, nos âmbitos federal (Brasil, 1988; 1996; 1997; 2008; 2015; 2017; 2020), estadual (Paraná, 2003; 2006; 2008; 2009; 2010; 2011; 2016; 2018) e municipal (Ponta Grossa, 2020a); aos conceitos e especificidades da Educação Especial, inclusão e educação inclusiva (Rodrigues, 2006; Skilar, 2006; Glat; Blanco, 2007; Ribeiro; Amato, 2018; Cruz; El Tassa, 2014); a produção acadêmica correlata ao objeto de investigação (2012-2022). Aborda-se sobre a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando: aspectos da infância e do desenvolvimento da criança; a Educação Física escolar na BNCC (Brasil, 2018); os Referenciais Curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental (Ponta Grossa, 2020b); e as contribuições da abordagem desenvolvimentista para práticas pedagógicas inclusivas na Educação Física escolar. A investigação foi realizada em quatro escolas municipais da rede pública de Ponta Grossa-PR, localizadas em diferentes regiões do município. Os sujeitos participantes da pesquisa foram seis professores de Educação Física, dos anos iniciais do ensino fundamental, que tem em suas turmas alunos com diferentes tipos de deficiência. Os instrumentos para a coleta de dados foram a análise documental, a observação e o questionário (Lüdke; André, 1986; Gil, 2008; Fiorini; Manzini, 2014). Os dados foram organizados em categorias de codificação (Bogdan; Biklen, 1994). Os principais resultados da pesquisa apontam: a colaboração na escola é o elemento central para práticas pedagógicas inclusivas na Educação Física, os professores incentivam os alunos a auxiliarem os colegas com deficiência nas atividades, motivando a participação de todos. A Educação Física numa abordagem desenvolvimentista propõe a intersecção entre o modelo curricular desenvolvimentista e as práticas pedagógicas inclusivas, visando garantir um ambiente educacional que valorize e atenda às necessidades individuais de todos os alunos. Os estilos de ensino na perspectiva desenvolvimentista da Educação Física poderá promover um ambiente de aprendizado significativo, desafiador e adequado ao estágio de desenvolvimento de cada aluno.
Abstract: This research has as its object of study the inclusive pedagogical practices of Physical Education in the municipal network of Ponta Grossa-PR. The research is characterized as qualitative, field, exploratory (Lüdke; Andrew, 1986; Bogdan; Biklen, 1994). The following question arises: What are the elements that characterize the inclusive pedagogical practices of Physical Education, in the early years of elementary school, in the municipal network of Ponta Grossa-PR? The general objective of the research is to analyze the elements that characterize the inclusive pedagogical practices of Physical Education, in the early years of elementary school, in the municipal network of Ponta Grossa-PR. The specific objectives are: to verify the specificities of Physical Education planning on inclusive pedagogical practices; identify how Physical Education teachers understand the inclusion of students with disabilities in classes; to investigate the perceptions of Physical Education teachers, about their initial training in Special Education, and the continuing education in this modality of teaching, promoted by the municipal network of Ponta Grossa-PR. The research is based on studies referring to: Physical Education in a developmental approach (Gallahue; Donnelly, 2008; Tani et al., 1988; Tani, 2008; Tani, 2011); the historical framework of Special Education in Brazil (Bueno, 1999; Mazzota, 2003; Jannuzzi, 2004; Glat and Blanco, 2007; Júnior and Martins, 2010); the legislation and documents of Special Education, at the federal (Brasil, 1988; 1996; 1997; 2008; 2015; 2017; 2020), state (Paraná, 2003; 2006; 2008; 2009; 2010; 2011; 2016; 2018) and municipal (Ponta Grossa, 2020a) levels; the concepts and specificities of Special Education, inclusion and inclusive education (Rodrigues, 2006; Skilar, 2006; Glat; Blanco, 2007; Brook; Amato, 2018; Cross; El Tassa, 2014); academic production related to the object of investigation (2012-2022). It is approached about Physical Education in the early years of elementary school, considering: aspects of childhood and child development; school Physical Education at BNCC (Brazil, 2018); the Curricular References for the early years of elementary school (Ponta Grossa, 2020b); and the contributions of the developmental approach to inclusive pedagogical practices in school Physical Education. The investigation was carried out in four municipal public schools in Ponta Grossa-PR, located in different regions of the municipality. The subjects participating in the research were six Physical Education teachers, from the early years of elementary school, who have students with different types of disabilities in their classes. The instruments for data collection were document analysis, observation, and a questionnaire (Lüdke; Andrew, 1986; Gil, 2008; Fiorini; Manzini, 2014). The data were organized into coding categories (Bogdan; Biklen, 1994). The main results of the research point out: collaboration at school is the central element for inclusive pedagogical practices in Physical Education, teachers encourage students to help colleagues with disabilities in activities, motivating everyone's participation. Physical Education in a developmental approach proposes the intersection between the developmental curricular model and inclusive pedagogical practices, aiming to ensure an educational environment that values and meets the individual needs of all students. The teaching styles in the developmental perspective of Physical Education can promote a meaningful, challenging learning environment appropriate to the stage of development of each student.
Keywords: Educação Física escolar
Prática pedagógica inclusiva
Anos iniciais do ensino fundamental
Alunos com deficiência
School Physical Education
Inclusive pedagogical practice
Early years of elementary school
Students with disabilities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Linderson Rodrigo Gonçalves da. Educação Física Escolar: práticas pedagógicas inclusivas na rede municipal de Ponta Grossa–PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4234
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Linderson Rodrigo Gonçalves da Silva.pdfdissertação completa em pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons