Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4248
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ações pedagógicas do professor de Matemática no Ensino Remoto Emergecial: o que dizem os relatos de experiências no XIV ENEM
metadata.dc.creator: Baranhuke, Marcia Cristina Szulha
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa emerge a partir do contexto pandêmico e o ensino remoto emergencial que a educação vivenciou desde 2020. A partir destas reflexões surgiu a seguinte questão de pesquisa: O que os professores de Matemática da Educação Básica dizem em seus relatos de experiência sobre suas ações pedagógicas desenvolvidas no Ensino Remoto Emergencial? Diante disso, tem como objetivo geral analisar os dizeres de professores de Matemática da Educação Básica em relatos de experiência sobre suas ações pedagógicas desenvolvidas no Ensino Remoto Emergencial. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, na qual foram coletados os relatos de experiência por meio dos anais do XIV ENEM como corpus de pesquisa. Vale ressaltar que os anais são divididos em 19 eixos. Os relatos de experiências selecionadas compõem os eixos 4, 10 e 16. Para análise dos dados optou-se por uma análise categorial inspirada na Análise de Conteúdo. A partir das leituras realizadas foram construídas três categorias: (1) planejamento, que evidencia indícios de planejamento docente que antecedem a ação pedagógica; (2) ação, em que emerge apontamentos sobre os acontecimentos no ato da docência; e (3) reflexão, que discute o afastamento docente após a ação pedagógica. Com isso, cada categoria foi composta por elementos encontrados na leitura dos relatos de experiência. Na primeira categoria, referente ao planejamento que antecede a ação docente, foram encontrados indícios na maioria dos trabalhos. Chama a atenção o fato de que em apenas seis trabalhos foi possível verificar os indícios do elemento quem fala, ou seja, os autores dos relatos não se identificam no corpo do texto. Na segunda categoria, ação, que se refere às ações durante a prática pedagógica, os indícios foram evidenciados em todos os trabalhos, sendo encontrado em todos o elemento, relevância da experiência dentro do contexto apresentado. Na última categoria, reflexão, são apontados os elementos que fazem parte do após a ação docente. O elemento aspectos negativos foi identificado em quatro trabalhos, mostrando-se relevante para o reconhecimento de pontos que precisam de atenção ou que não ocorreram conforme esperado. Dessa forma, elencamos os elementos essenciais encontrados para compor um relato de experiência desempenhando um papel fundamental de conhecimento, tanto na vida profissional quanto pessoal. Não esquecendo de certificar que a estrutura exigida vai depender do periódico ou evento em que o docente está escrevendo esse relato.
Abstract: This research emerges from the pandemic context and emergency remote teaching education experienced since 2020. Based on these reflections, the following research question arises: What do basic education mathematics teachers say in their experience reports about the pedagogical actions developed in remote emergency teaching? The general objective of this study is to analyze basic education mathematics teachers’ statements in experience reports about pedagogical actions developed in remote emergency education. To this end, a qualitative approach was chosen, in which experience reports were collected through the annals of the XIV ENEM as a research corpus. It is worth noting that the annals are divided into 19 sections. The experience reports selected come under sections 4, 10, and 16. For data analysis, a categorical analysis inspired by content analysis was chosen. From the readings conducted, three categories were constructed: (1) planning, which emphasizes signs of teaching planning preceding the pedagogical action; (2) action, in which notes emerge about the act of teaching; and (3) reflection, which discusses teaching dismissal after the pedagogical action. As a result, each category was composed of elements found in the experience reports. In the first category, referring to the planning preceding the teaching action, evidence was found in the majority of the studies. It is noteworthy that in only six studies it was possible to verify evidence of the speaker, that is, the authors of the reports do not identify themselves in the body of the text. In the second category, action, which refers to actions during pedagogical practice, evidence was evidenced in all studies, with only the relevance of the experience within the presented context being relevant. In the last category, reflection, the elements that are part of the aftermath of the teaching action are pointed out. The negative aspects element was identified in four studies, proving relevant for recognizing points that need attention or that did not occur as expected. In this way, we list the essential elements found to create an experience report that plays a fundamental role in knowledge, both in professional and personal life. Not forgetting to ensure that the required structure relies on the journal or event in which the teacher is writing this report
Keywords: Experiência Educativa
Ensino de Matemática
Professores de Matemática
Pandemia
Educational Experience
Mathematics Teaching
Mathematics Teachers
Pandemic
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: BARANHUKE, Márcia Cristina Szulha. Ações pedagógicas do professor de Matemática no Ensino Remoto Emergencial: o que dizem os relatos de experiências no XIV ENEM. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4248
Issue Date: 11-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Cristina Szulha Baranhuke.pdfdissertação completa em pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons