Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4249
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Violência doméstica e familiar contra a mulher e a construção da cultura de paz: a voz das educadoras da rede de ensino de Ponta Grossa/PR
metadata.dc.creator: Silva, Cintia Daiane da
metadata.dc.contributor.advisor1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Hammes, Lucio Jorge
metadata.dc.contributor.referee2: Preuss, Lislei Teresinha
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetivou investigar e analisar a compreensão das educadoras da rede de ensino do município de Ponta Grossa/PR sobre sua própria importância como mulheres e educadoras na caminhada para prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e na construção de uma cultura de paz. Para tanto, foram utilizadas as técnicas metodológicas de pesquisa bibliográfica e documental, de coleta de dados por meio de observação sistemática, questionários e grupo focal, bem como a análise de conteúdo. A revisão bibliográfica possibilitou a elucidação das relações entre a historicidade da formação da sociedade brasileira e as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, praticadas contra elas e naturalizadas por originarem-se de questões culturais e estruturais. As epistemologias do sul, os estudos decoloniais e feminismos decoloniais foram adotados como mirante epistemológico propiciando a “leitura” de tais cenários de violações e como possibilidades de subverter conhecimentos hegemônicos que inferiorizaram a mulher. Realizou-se também uma revisão dos conceitos de paz, violências e violência doméstica e familiar contra a mulher, tecendo inter- relações entre estes e a importância das escolas e dos(as) educadores(as) no enfrentamento e na prevenção dessa forma de violência. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de observações e de grupo focal com educadoras mulheres da rede de ensino do município de Ponta Grossa/Paraná, realizando-se 3 (três) encontros com o mesmo grupo. A análise de conteúdo das falas das educadoras possibilitou a percepção de que estas profissionais se compreendem como agentes de prevenção de violências e de transformação social que buscam abordar no seu dia a dia e em suas práticas pedagógicas a prevenção das violências e a construção da paz. Também percebeu-se que as temáticas gênero, violências, violência doméstica e familiar contra a mulher, educação para a paz e cultura de paz são abordadas em algumas formações continuadas oferecidas pela rede de ensino, embora, geralmente sejam oferecidas às educadoras que trabalham esses temas em componentes curriculares específicos. Ainda, diante das falas das educadoras, foi possível sugerir possíveis alternativas pedagógicas já existentes para abordar a prevenção da violência contra a mulher no espaço escolar, sendo elas: a pedagogia feminista, as Cinco Pedagogias da paz propostas por Salles Filho (2019) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – da Agenda 2030. Os achados com a pesquisa evidenciaram que é necessário que formações sobre a temática da violência contra a mulher tenham maior abrangência, contemplando todos(as) os(as) educadores(as) da rede a fim de que todos estejam e se sintam preparados para trabalhar sobre esse tema com os educandos. Como contribuições, essa dissertação apresenta possíveis novas abordagens e ações pedagógicas voltadas à construção da paz e a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Abstract: The present work aimed to investigate and analyze the understanding of educators from the education network in the city of Ponta Grossa/PR about their own importance as women and educators in the journey towards preventing domestic and family violence against women and in building a culture of peace. To this end, methodological techniques of bibliographic and documentary research were used, data collection through systematic observation, questionnaires and focus groups, as well as content analysis. The bibliographical review made it possible to elucidate the relationships between the historicity of the formation of Brazilian society and situations of domestic and family violence against women, practiced against them and naturalized because they originate from cultural and structural issues. Southern epistemologies, decolonial studies and decolonial feminisms were adopted as an epistemological viewpoint providing the “reading” of such violation scenarios and as possibilities for subverting hegemonic knowledge that inferiorized women. A review of the concepts of peace, violence and domestic and family violence against women was also carried out, weaving interrelationships between these and the importance of schools and educators in confronting and preventing this form of violence. Field research was carried out using the observation and focus group method with female educators from the education network in the city of Ponta Grossa/Paraná, holding 3 (three) meetings with the same group. The content analysis of the educators' speeches enabled the perception that these professionals understand themselves as agents of violence prevention and social transformation who seek to address the prevention of violence and the construction of peace in their daily lives and in their pedagogical practices. It was also noticed that the themes of gender, violence, domestic and family violence against women, education for peace and culture of peace are addressed in some continuing training offered by the education network, although they are generally offered to educators who work on these topics in specific curricular components. Furthermore, given the educators' speeches, it was possible to suggest possible existing pedagogical alternatives to address the prevention of violence against women in the school space, namely: feminist pedagogy, the Five Pedagogies of Peace proposed by Salles Filho (2019) and the UN Sustainable Development Goals – Agenda 2030. The research findings showed that it is necessary for training on the topic of violence against women to have greater scope, covering all educators in the network so that everyone is and feels prepared to work on this topic with students. As contributions, this dissertation presents possible new approaches and pedagogical actions aimed at building peace and preventing domestic and family violence against women.
Keywords: Cultura de paz
Educadoras
Educação
Escola
Violência doméstica e familiar contra a mulher
Culture of peace
Educators
Education
School
Domestic and family violence against women
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SILVA, Cintia Daiane da. Violência doméstica e familiar contra a mulher e a construção da cultura de paz: a voz das educadoras da rede de ensino de Ponta Grossa/PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4249
Issue Date: 26-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cintia Daiane da Silva.pdfdissertação completa em pdf7.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons