Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4268
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | História africana e afro-brasileira: Representações a partir de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental da região Centro-Sul do Paraná |
metadata.dc.creator: | Costa, Edson Willian da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Maria Paula |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salis, Carmem Lúcia Gomes De |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cerri, Luis Fernando |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação de mestrado acadêmico teve como objetivo analisar as representações sobre história africana e afro-brasileira por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa são alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola vinculada ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava/PR, em uma cidade com 3.936 habitantes. Tendo como base a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história africana e afro-brasileira no Brasil, foi elaborado um questionário com 13 questões, abertas e fechadas, a fim de questionar quais são as representações dos estudantes sobre a temática. O conceito de representação discutido pelo historiador Roger Chartier se mostrou uma baliza para problematizar as respostas, compreendendo que tais representações não se fazem como discursos neutros, mas como resultado de diferentes influências, sejam elas políticas ou de outra natureza. As pesquisas que colocam os sujeitos/estudantesem evidência estão cada vez mais presentes no Ensino de História; portanto, esta dissertação se insere nas investigações emergentes da área. Os estudos decoloniais e a Didática da História se mostram necessários pelo fato de questionarem a construção de certas narrativas construídas sob a ótica do eurocentrismo e do colonialismo. Em caráter conclusivo, há alguns pontos positivos que são destacados nas respostas; por outro lado, também há muitas visões estereotipadas sobre África, as quais fizeram parte do processo de escolarização no Brasil e ainda estão presentes nas narrativas dos estudantes, sendo esse um dos aspectos mais relevantes. |
Abstract: | This academic master's thesis aimed to analyze the representations of African and Afro-Brazilian history by elementary school students. The students participating in the research are from a school linked to the Regional Education Center of Guarapuava- Pr, in a city with 3,936 inhabitants and are in the 9th year of Elementary School. Based on law 10,639/2003, which makes the teaching of African and Afro-Brazilian history mandatory in Brazil, a questionnaire was prepared with thirteen questions, open and closed, with the aim of questioning what representations on the subject the students have. The concept of representation discussed by historian Roger Chartier proved to be a guide to problematize the responses, understanding that such representations are not made as neutral discourses, but rather the result of different influences, whether political or of another nature. Research that puts subjects/students in the spotlight is increasingly present in History Teaching, therefore this dissertation is part of the problematic investigations emerging in the area. Decolonial studies and History Didactics are necessary because they question the construction of certain narratives constructed from the perspective of Eurocentrism and colonialism. Conclusively, some positive points are highlighted in the responses, however, many stereotypical views about Africa, which were part of the schooling process in Brazil, are still present in the students' narratives, which is one of the most relevant aspects. |
Keywords: | Estudantes Representação África Cultura afro-brasileira Lei 10.639/2003 Students representation Africa Afro-Brazilian culture law 10.639/2003. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | COSTA, Edson Willian da. História africana e afro-brasileira: Representações a partir de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental da região centro-sul do Paraná. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4268 |
Issue Date: | 5-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Edson Willian da Costa.pdf | dissertação completa em pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License