Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4269
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepções sobre Ciências e Pseudociências entre estudantes de licenciaturas em Ciências Naturais
metadata.dc.creator: Lima, Gabriel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lunardi, José Tadeu Teles
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Marcos Cesar Danhoni
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Sérgio de Mello
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação tem por objetivo identificar as percepções de professores de Ciências da Natureza em formação sobre a natureza da ciência e suas capacidades de avaliar afirmações pseudocientíficas. Essa pesquisa classifica-se como quali-quantitativa, quanto à sua natureza, e exploratória, quanto aos seus objetivos. Os dados foram coletados por meio de um questionário próprio, com questões abertas e fechadas, aplicado ao final do ano letivo de 2022, com 173 estudantes dos cursos de Licenciaturas em Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química), na modalidade presencial, de diversas instituições públicas estaduais e federais do Brasil. Para a análise de dados, utilizaremos: análise de conteúdo e a construção de uma escala quantitativa com os índices de acertos e erros. Com isso foi possível identificar as percepções desses sujeitos sobre ciências e pseudociência, bem como comparar as respostas entre os estudantes do primeiro ano e estudantes seniores. Nossos resultados apontam que os estudantes demonstraram boa compreensão da importância da validação científica e da análise crítica na ciência, de modo que tiveram índices médios relativamente bons nessa escala. Quanto à pseudociência, houve uma variedade de percepções, com alguns alunos demonstrando compreensão crítica e outros aceitando sem questionamento, no entanto, a média de aceitação de pseudociências, principalmente envolvendo objetos de estudo das ciências da natureza foi preocupante. Observou-se uma melhoria na alfabetização científica ao longo dos anos, especialmente entre os estudantes seniores, com avanços consistentes em Biologia e Física, mas resultados mistos em Química. Dessa forma, conclui-se que, apesar do aumento significativo da compreensão da ciência em geral, no decorrer da formação universitária, ainda persistem e, em alguns casos, são ampliadas, as crenças em práticas pseudocientíficas.
Abstract: This research aims to identify the perception of preservice science teachers about the nature of science and their abilities to assess pseudoscientific claims. This research is classified as quali-quantitative in what regards its nature and exploratory in terms of its objectives. The data were collected through a self-developed questionnaire, with open and closed questions, applied at the end of the 2022 academic year to 173 students from undergraduate courses in Natural Sciences (Biology, Physics, and Chemistry), in the face-to-face modality, from institutions in Brazil. For the data analysis, we will use: content analysis and the construction of a quantitative scale based on success and mistakes. This allowed us to identify the perceptions of these subjects about science and pseudoscience, as well as to compare the answers between first-year and senior students. Our results indicate that the students demonstrated a good understanding of the importance of scientific validation and critical analysis in science, so they had relatively good average scores on this scale. Regarding pseudoscience, there was a variety of perceptions, with some students demonstrating critical understanding and others accepting pseudoscientific claims without questioning. However, the average acceptance of pseudosciences, especially involving objects of study of natural sciences, was concerning. An improvement in scientific literacy was observed over the years, especially among senior students, with consistent advances in Biology and Physics, but mixed results in Chemistry. Thus, it is concluded that, despite the significant increase in the understanding of science in general, during the initial education of teacher of natural sciences, beliefs in pseudoscientific practices persist and, in some cases, are amplified.
Keywords: Formação de professores de ciências da natureza
Natureza da Ciência
Pseudociência
Science teacher education
Nature of Science
Pseudoscience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: LIMA, Gabriel da Silva. Percepções sobre Ciências e Pseudociências entre estudantes de licenciaturas em Ciências Naturais. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4269
Issue Date: 15-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel da Silva Lima.pdfdissertação completa em pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons