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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Vivências de professores formadores durante o ensino remoto emergencial a partir do desenvolvimento da disciplina estágio curricular supervisionado
metadata.dc.creator: Jesus, Carolina Agostinho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Rosana Franzen
metadata.dc.contributor.referee2: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee3: Koga, Viviane Terezinha
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo desvelar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores formadores das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado de cursos de licenciatura das áreas de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, durante suas vivências no contexto do Ensino Remoto Emergencial. O questionamento que norteou essa pesquisa foi: quais foram as práticas pedagógicas desenvolvidas e incorporadas pelos professores formadores nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado das áreas de Ciências Exatas e Naturais da UEPG durante o Ensino Remoto Emergencial? A coleta de dados se deu por meio da realização de uma entrevista semiestruturada com sete professores formadores da disciplina de Estágio Supervisionado dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química da UEPG. Durante as entrevistas esses professores relataram como foram suas vivências e experiências no cenário do Ensino Remoto Emergencial. Para a organização, tratamento e análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os dados foram organizados em dois conjuntos de categorias: (1) Formação dos professores formadores, (2) Desenvolvimento das aulas e (3) Perspectivas a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Remoto Emergencial. Os resultados apontaram que os professores buscaram formação e capacitação para ensinar durante o Ensino Remoto Emergencial, pois alguns professores não sabiam utilizar algumas ferramentas como Google Meet e Classroom. Os docentes utilizaram rodas de conversas e aulas dialogadas como estratégias e práticas pedagógicas; seus maiores desafios foram o cansaço físico por trabalhar mais tempo durante esse cenário de ensino remoto; e a maior aprendizagem foi adquirir mais paciência para lidar com a situação.
Abstract: The aim of this dissertation was to unveil the pedagogical practices developed by the teachers of the Supervised Curricular Internship subjects of the undergraduate programmes in the areas of Exact and Natural Sciences at the State University of Ponta Grossa (UEPG), during their experiences in the context of Emergency Remote Teaching. The question that guided this research was: what were the pedagogical practices developed and incorporated by teacher educators in the Supervised Curricular Internship subjects in the areas of Exact and Natural Sciences at UEPG during Emergency Remote Teaching? Data was collected by means of a semi- structured interview with seven teachers who teach the Supervised Internship course in Biological Sciences, Physics, Maths and Chemistry at UEPG. During the interviews, these teachers reported on their experiences in the Emergency Remote Teaching scenario. Bardin's Content Analysis (2011) was used to organise, process and analyse the data. The data was organised into two sets of categories: (1) Training and (2) Class development. The results showed that the teachers sought training and qualification to teach during Emergency Remote Teaching, as some teachers did not know how to use some tools such as Google Meet and Classroom. The teachers used conversation circles and dialogue classes as pedagogical strategies and practices; their biggest challenges were physical tiredness from working longer during this remote teaching scenario; and the greatest learning was acquiring more patience to deal with the situation.
Keywords: Práticas pedagógicas
Estratégias
Desafios
Aprendizagens
Pedagogical practices
Strategies
Challenges
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: JESUS, Carolina Agostinho de. Vivências de professores formadores durante o ensino remoto emergencial a partir do desenvolvimento da disciplina estágio curricular supervisionado. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4287
Issue Date: 15-Mar-2024
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