Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/439
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | CONTAR O CORPO: QUANDO O SUBALTERNO ASSUME A NARRATIVA. |
metadata.dc.creator: | Martins, Josiane Aparecida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sanches Neto, Miguel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Marly Catarina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Schimanski, Edina |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as obras: Paixão Pagu – autobiografia precoce de Patrícia Galvão, de Patrícia Galvão, relato memorialístico de uma das mais expressivas mulheres brasileiras, dirigido a Geraldo Ferraz, seu companheiro íntimo e intelectual; e O Doce Veneno do Escorpião – o diário de uma garota de programa, de Bruna Surfistinha, relato publicado em forma de diário de uma das prostitutas mais aclamadas do Brasil (ambos pubicados em 2005, porém escritos em períodos distintos). O intuito é traçar a trajetória do subalterno, quando este encontra meios de se fazer ouvir na sociedade, através da análise dos textos literários citados. Privilegiamos o sujeito mulher, neste contexto, por conta da condição de silenciamento a que ela, quase sempre, é submetida. Tal percurso irá se realizar a partir da teoria da escrita de si, de Michel Foucault; dos processos de desconstrução e desterritorialização, conceituados por Gilles Deleuze e Félix Guatarri; e dos estudos sobre a autobiografia, efetuados por Philippe Lejeune, através da análise do discurso dos textos das duas autoras: Patrícia Galvão e Bruna Surfistinha. |
Abstract: | The aim of this work is to analyze the novels: Paixao Pagu – early autobiography of Patricia Galvao, by Patricia Galvao, memorial telling of one of the most expressive Brazilian women, directed to Geraldo Ferraz, her intellectual partner and affair; and O Doce Veneno do Escorpiao – o Diario de uma garota de programa, by Bruna Surfistinha, published as the journal of one of the most required prostitutes in Brazil (both published in 2005, but written in different times). Our goal is to follow the track of the subordinate, when it finds the way to make himself listened by the society. In this context we privilege the subject woman because of the silent condition that woman is often submitted. The way followed by this work is going to be done from the theory of writing about self, by Michel Foucault, from the process of deconstruction and deterritorialization, by Gilles Deleuze and Felix Guatarri, and from the studies about autobiography, by Pillippe Lejeune, by the discourse analysis on both authors: Patricia Galvào and Bruna Surfistinha. |
Keywords: | subalternidade mulher Relato memorialístico subalternity women Reporting memoir |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Linguagem, Identidade e Subjetividade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade |
Citation: | MARTINS, Josiane Aparecida. CONTAR O CORPO: QUANDO O SUBALTERNO ASSUME A NARRATIVA.. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/439 |
Issue Date: | 4-May-2012 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Josiane Aparecida Martins.pdf | 950.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.