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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Medida teórico-experimental da condutividade de meios porosos usando o método de Boltzmann
metadata.dc.creator: Camargo, Mário Augusto
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Saab, Sérgio da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Luis Orlando Emerich dos
metadata.dc.description.resumo: A condutividade hidráulica é um parâmetro do solo de interesse para estudos ambientais relacionados à dispersão de solutos e balanços hídricos do solo. Para fins de simulação e planejamento, esse parâmetro tem sido relacionado a atributos físicos do solo de informação mais largamente disponível, como a densidade e textura. Com o intuito de se medir a condutividade (K) experimental e computacional de meios porosos com relativa complexidade desenvolveu-se uma metodologia baseada no uso de glicerina como fluido percolante. Devido a necessidade da validade da lei de Darcy nos experimentos realizados, usou-se o método de Boltzmann para simular K. Para testar a viabilidade da metodologia computacional usaram-se dois meios com solução analítica para K obtendo-se resultados concordantes para as medidas de condutividade via métodos computacional e experimental. Após a verificação da validade do método computacional para geometrias simples aplicou-se este método para dois tipos de arranjos de esferas, que apresentam um maior grau de complexidade. Nestes casos obtiveram-se bons resultados entre os métodos de medida de K (computacional e experimental) e também indicações dos limites que devem ser superados com o uso de computadores mais modernos
Abstract: The hydraulic conductivity is a soil parameter very important to environmental purposes including solute transport and water balance studies. For simulation and planning such parameter has been related to soil physical attributes as easily available as density and texture. With the aim of evaluating experimental and computational conductivities (K) of porous media with a certain complexity it was designed a method based on the use of glycerin as percolate fluid. The glycerin was used due to the restrictions in the Darcy law representativeness for the experiments carried out. It was also utilized the Boltzmann method to simulateK. In order to test the viability of the theoretical methodology two media with analytical solutions for K were used. The results obtained via computational and experimental methods presented a good agreement. After the verification of the validity of the theoretical method for simple geometries, such a method was applied to two new experimental designs with a great level of complexity. In these new cases very good results were obtained between methods (computational and experimental) of K measurement. It was also assessed by the results obtained the limits that should be overcome through the use of more modern computers.
Keywords: condutividade hidráulica, método de Boltzmann, geometrias simples e arranjo de esferas
hydraulic conductivity, Boltzmann method
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Fisica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências
Citation: CAMARGO, Mário Augusto. Medida teórico-experimental da condutividade de meios porosos usando o método de Boltzmann. 2010. 66 f. Dissertação (Mestrado em Fisica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/884
Issue Date: 3-May-2010
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências

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