Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1361
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | OUVIR, ESCREVER E FALAR: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Silva, André Luis Rosa e |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Berger, Maria Virginia Bernardi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Subtil, Maria José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Larocca, Priscila |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve por objeto de estudo a utilização do rádio na escola. Teve início a partir dos questionamentos sobre a possibilidade da utilização da rádio-escola como um instrumento e meio de aprendizagem; acerca de seu papel na formação cultural dos alunos e também sobre suas possibilidades educativas. O referencial teórico fundamentou-se principalmente nos seguintes autores: Assumpção; Belloni; Citelli; Ferraretto; Vigotski. Os objetivos da pesquisa foram: demonstrar o papel da rádio-escola como instrumento articulador entre a cultura formal e informal; identificar as concepções dos professores e alunos sobre rádio-escola; evidenciar as formas de apropriação e uso da linguagem radiofônica; caracterizar a rádio-escola como instrumento de mediação no processo de aquisição da cultura mediática. Com caráter de pesquisa-ação, foi realizada em uma escola pública, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, no período compreendido entre fevereiro e novembro de 2005. Os procedimentos metodológicos complementares da pesquisa-ação consistiram na aplicação de questionários, realização de encontros regulares, ocorridos na escola e no laboratório de rádiojornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, produção de fanzines, pautas, vinhetas e programas de rádio. ao final da pesquisa, a concepção dos alunos aproximava a rádio-escola do conceito de instrumento e meio de ensino-aprendizagem, apropriado para sua utilização na escola. Durante a pesquisa, foram produzidos dois fanzines, 8 vinhetas de rádio, dois programas completos, a partir do exercício de produção de pautas para a programação. Conclui-se que a produção radiofônica é um instrumento de mediação para aquisição da cultura mediática, e portanto, justifica-se sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem escolar. A produção de programas radiofônicos sob a orientação de professores fomenta a expressão criativa e introduz o universo mediático como parte da formação cultural dos adolescentes em idade escolar. |
Abstract: | This research aimed at studying the use of radio at school. It started based on questions about the possibility of using school-radio (which has been described along the paper) as an instrument and mean of learning; about its role in the student’s cultural formation as well as its educational possibilities. The theorical references were based on the follow authors: Assumpção, Belloni, Citelli, Ferraretto and Vygotsky. This research goal were show the radio as an instrument which connects the formal and informal culture; identify the teachers and students conceptions about radio uses at school. Show the acquisition ways and use of radio language; characterize the school-radio as mediation instrument in the process of the media acquisition. With an action-research character, the research was run in a public school, in Ponta Grossa city, Paraná state, Brazil, from February to November 2005. The complementary methodological procedures of the research consisted of questionnaires application, regular meetings, which took place not only at school, but also in the laboratory of radio-journalism, at State University of Ponta Grossa, the roduction of fanzines, radio guide lines and spots, and radio programs. At the end of the research, students’ conception about radio was close to the concept of radio as an instrument an mean, proper to be used at school. Along the research, two fanzies, eight radio spots and two complete radio programs were produced. We may conclude that the radio production is a mediation instrument to the media culture acquisition, ant therefore its inclusion at school is justified. The radio programs production, when oriented by teachers, not only instigates the student’s creative expression, but also introduces the media universe as part of cultural formation of the teenagers in school age. |
Keywords: | ensino-aprendizagem rádio-escola pesquisa-ação tecnologias de informação e comunicação – TIC teaching-learning process school radio using action-research information and communication technologies |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SILVA, André Luis Rosa e. OUVIR, ESCREVER E FALAR: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2007. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1361 |
Issue Date: | 3-Apr-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Andreluisrosa.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.