Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3398
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Investigando as construções identitárias em contextos diaspóricos: uma análise do romance Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
metadata.dc.creator: Lopes, Natacha Iria Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Marly Catarina
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Suely
metadata.dc.contributor.referee2: Jovino, Ione da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda, a partir do ponto de vista literário, a questão das identidades múltiplas, fluídas e em constante construção, resultantes de um contexto mundial marcado pelas migrações, pelos hibridismos culturais e pela globalização. Para tanto, desenvolvemos uma análise do romance Americanah, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (2014), que ilustra, a partir das vivências da imigrante e protagonista Ifemelu, os choques socioculturais vivenciados pela estudante que se muda da Nigéria para os Estados Unidos. O trabalho divide-se em três capítulos, ao longo dos quais problematizamos tópicos relevantes para o romance em questão, como o racismo, a xenofobia, a relação do imigrante com o trabalho e a moradia, a imposição da língua inglesa como dominante e a opressão da mulher, levando em conta intersecções de raça e classe. Em seguida, nas considerações finais, discorremos a respeito da reverberação da presente pesquisa no contexto educacional. A análise tem como base os pressupostos teóricos de autores como Achebe (1977) (1990), Adichie (2015), Bhabha (2007), Fanon (2008), Hall (2000) (2003) (2011), Ianni (2000), Kilomba (2019), Ribeiro (2018), entre outros. A pesquisa é de cunho interpretativo, com características de pesquisas bibliográficas, e se justifica pela atualidade e relevância social dos temas tratados no trabalho.
Abstract: The present work approaches, from a literary point of view, the issue of multiple identities, fluid and in constant construction, resulting from a world context marked by migrations, cultural hybrids and globalization. To this end, we developed an analysis of the novel Americanah, by the Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie (2014), which illustrates, from the experiences of the immigrant and protagonist Ifemelu, the socio-cultural shocks experienced by the student who moves from Nigeria to the United States. The work is divided into three chapters, along which we problematize topics relevant to the novel in question, such as racism, xenophobia, the immigrant's relationship with work and housing, the imposition of the English language as dominant and oppression of women, taking into account intersections of race and class. Then, in the final remarks, we discuss the reverberation of this research in the educational context. The analysis is based on the theoretical assumptions of authors such as Achebe (1977) (1990), Adichie (2015), Bhabha (2007), Fanon (2008), Hall (2000) (2003) (2011), Ianni (2000), Kilomba (2019), Ribeiro (2018), among others. The research is of an interpretative nature, with characteristics of bibliographic research, and is justified by the current and social relevance of the themes dealt with in the work.
Keywords: Chimamanda Ngozi Adichie
Literatura Nigeriana
Racismo
Xenofobia
Feminismo Negro
Chimamanda Ngozi Adichie
Nigerian Literature
Racism
Xenophobia
Black Feminism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: LOPES, Natacha Iria Pereira. Investigando as construções identitárias em contextos diaspóricos: uma análise do romance Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3398
Issue Date: 7-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natacha Iria Pereira Lopes.pdfdissertação completa em pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons