Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3547
metadata.dc.type: Dissertação
Title: História e arqueologia marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena
metadata.dc.creator: Santos, Luis Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Petruski, Maura Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Schactae, Andrea Mazurok
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Maristela
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa refletir uma maior visibilidade quanto a utilização da cultura pré-colonial marajoara como temática de ensino na área de História, buscando dinamizá-la como objeto de estudo dentro do ensino da cultura e história indígena, o fazendo inclusive por meio de um maior dialogo por meio de outros campos de saber, tais como, por exemplo, a arqueologia. Assim como se analisa as razões pela indicação desta cultura indígena, ser mais destacada no ensino de história, em vez de outras sociedades nativas em especial, então se focando essa dada pesquisa sobre a necessidade e dadas experiências a serem desenvolvidas quanto à confecção de material didático referente a este tema: a cultura arqueológica marajoara. Expondo algumas estratégias didáticas tanto por parte de outros pesquisadores, como também pelo autor deste trabalho agora apresentado.
Abstract: The present work aims to reflect a greater visibility regarding the use of pre-colonial Marajoara culture as a teaching theme in the area of History, seeking to make it more dynamic as an object of study within the teaching of indigenous culture and history, including through a greater dialogue through other fields of knowledge, such as, for example, archeology. As well as analyzing the reasons for the indication of this indigenous culture, being more prominent in the teaching of history, rather than other native societies in particular, so focusing this given research on the need and given experiences to be developed in the making of teaching material referring to this theme: the marajoara archaeological culture. Exposing some didactic strategies both by other researchers, as well as by the author of this work now presented.
Keywords: Cerâmica marajoara
Ensino de história e cultura indígena
Materiais didáticos sobre história e cultura indígena
Povo indígena marajoara
Relação da arqueologia com história
Marajoara ceramics
Teaching indigenous history and culture
Teaching materials on indigenous history and culture
Marajoara indigenous people
Relationship of archeology to history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: SANTOS, Luis Marcelo. História e arqueologia marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3547
Issue Date: 14-Oct-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Marcelo Santos.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons