Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4122
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A aprendizagem da docência: narrativas autobiográficas de professoras de crianças em escolas no campo do município de Ipiranga/PR
metadata.dc.creator: Silva, Flávia Aparecida dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Peroza, Marilúcia Antônia de Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Antônia de
metadata.dc.contributor.referee2: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objeto a aprendizagem da docência de professoras da Educação Infantil no município de Ipiranga-Paraná/PR. Questiona-se: como se constitui a aprendizagem da docência das professoras de crianças nas escolas no campo do município de Ipiranga/PR? Para responder a esse questionamento, tem como objetivo geral compreender os aspectos que configuram a aprendizagem da docência de professoras de crianças em escolas localizadas no campo de Ipiranga/PR. Os objetivos específicos estabelecidos foram: caracterizar os aspectos referentes à trajetória formativa das professoras de escolas localizadas no campo de Ipiranga que atuam na Educação Infantil; identificar as características do trabalho de professoras de escolas localizadas no campo na Educação Infantil do município; e conhecer os desafios enfrentados pelas professoras do município de Ipiranga no trabalho com a Educação Infantil. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio do estudo bibliográfico e da produção e análise de dados a partir de narrativas autobiográficas. O estudo considerou as 6 escolas rurais do município de Ipiranga/PR. Com relação aos instrumentos para a geração de dados, foi aplicado questionário via Google Forms com questões que delineiam o perfil das 12 professoras de Educação Infantil das escolas rurais. Destas, 3 professoras participaram da segunda etapa, que consistia na produção da narrativa autobiográfica, tratando de suas trajetórias de aprendizagem da docência. Ao final, foram propostas uma roda de conversa e uma entrevista narrativa com as participantes. Subsidiam as análises Mizukami (2005, 2010), Freire (2023), Arroyo (1999, 2023), Caldart (2002, 2003, 2012), Fernandes e Molina (2004), Souza (2004, 2006, 2008, 2016, 2020, 2022), entre outros. O estudo conclui que a aprendizagem da docência das professoras que atuam com crianças pequenas em escolas localizadas no campo do município de Ipiranga/PR se constitui a partir de relações familiares, sociais e formativas diversas, como casamento, chegada dos filhos, de experiências de vida em que ressaltam atos, como cuidar de irmãos mais novos, ajudar os pais, oportunidades encontradas ao longo da vida e os desafios enfrentados. No aspecto formativo e profissional, assinalam a importância do auxílio de colegas de trabalho mais experientes, encontrar no espaço escolar carinho, dedicação e amparo, bem como na formação inicial e continuada, nas reflexões e nas tomadas de decisões sobre o trabalho docente. Dessa maneira, o estudo traz como contribuição social reflexões e análises referentes a como professoras da Educação Infantil aprendem a ser docentes, objetivando seu reconhecimento social e profissional dentro e fora dos espaços escolares.
Abstract: This research focuses on the teaching learning process of preschool teachers in the municipality of Ipiranga-Paraná/PR, Brazil. The central question is: How does the teaching learning process of teachers working with children unfold in schools in the rural area of Ipiranga/PR? In order to address this question, the general objective is to comprehend the aspects shaping the teaching learning process of preschool teachers in schools located in the rural area of Ipiranga/PR. The specific objectives are: to characterize the aspects related to the formative journey of teachers in rural schools of Ipiranga engaged in Early Childhood Education; to identify the characteristics of the work of teachers in rural schools in Early Childhood Education in the municipality; and to understand the challenges faced by teachers in the municipality of Ipiranga in their work with Early Childhood Education. This qualitative research employed a bibliographical study and the production and analysis of data from autobiographical narratives. The study focused on six rural schools in the municipality of Ipiranga/PR. Data generation instruments included a questionnaire administered via Google Forms, addressing the profiles of the 12 preschool teachers in rural schools. Of these, three teachers participated in the second phase, which involved producing autobiographical narratives about their teaching learning trajectories. Finally, a roundtable discussion and a narrative interview with the participants were proposed. The analyses were informed by scholars such as Mizukami (2005, 2010), Freire (2023), Arroyo (1999, 2023), Caldart (2002, 2003, 2012), Fernandes and Molina (2004), Souza (2004, 2006, 2008, 2016, 2020, 2022), among others. The study concludes that the teaching learning process of preschool teachers working with young children in schools in the rural area of Ipiranga/PR is shaped by diverse familial, social, and formative relationships, such as marriage, the arrival of children, life experiences emphasizing acts like caring for younger siblings, assisting parents, opportunities encountered throughout life, and challenges faced. In terms of formative and professional aspects, the teachers highlight the importance of support from more experienced colleagues, finding care, dedication, and support in the school environment, as well as in initial and ongoing training, reflections, and decision-making in teaching work. In this way, the study contributes to social reflections and analyses regarding how Early Childhood Education teachers learn to be educators, aiming for their social and professional recognition within and beyond school spaces.
Keywords: Aprendizagem da Docência
Educação Infantil
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Teaching Learning Process
Early Childhood Education
Rural Education
Pedagogical Practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Flávia Aparecida dos Santos. A aprendizagem da docência: narrativas autobiográficas de professoras de crianças em escolas no campo do município de Ipiranga/PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4122
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Aparecida dos Santos Silva.pdfdissertação completa em pdf17.91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons