Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417
metadata.dc.type: Dissertação
Title: UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO BINÁRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS CIÊNCIAS
metadata.dc.creator: Clabonde, Luiz Alberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Bernardes, Luiz Antônio Bastos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Jeremias Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Miquelin, Awdry Feisser
metadata.dc.contributor.referee2: Facin, Paulo Cesar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como pressuposto a identificação da lógica binária em estudantes do Ensino Médio e a aplicação de um caderno didático-pedagógico com a finalidade de minimizar os efeitos dessa concepção no ensino aprendizagem da disciplina de Física. A dificuldade apresentada pelos estudantes durante a realização da pesquisa revelou como os processos didáticos pedagógicos atuais influenciam de maneira subjacente a formação e a estimulação de uma concepção de Ciência baseada em certo/errado. Deste modo, tornou-se evidente a necessidade desses materiais possuírem uma abordagem que inclua de uma forma mais enfática e clara os aspectos epistemológicos e os paradigmas científicos atuais, discutindo suas influências nas concepções sobre a natureza das Ciências que os alunos possuem.
Abstract: This work, taking on the assumption of binary logic in high school students, applied a didactic and pedagogical notebook to a class of these students in order to minimize the effects of this concept in teaching and learning the discipline of Physics. The difficulty presented by the students during the research revealed how the current educational learning processes influence, by underlying way, the training and the stimulation of a scientific conception based on right / wrong vision. Thus, it becames apparent the need for such materials possess an approach that includes a more emphatic and clearly epistemological aspects and current scientific paradigms and discusses its influence on conceptions of the nature of science that students have.
Keywords: Ensino de Física
Concepções sobre a Natureza das Ciências
Epistemologia e Paradigma
Teaching of Physics
Conceptions of Nature of Science
Epistemology and Paradigms
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: CLABONDE, Luiz Alberto. Um estudo sobre o pensamento binário e suas influências nas concepções sobre a natureza das ciências. 2016,124 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Física). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417
Issue Date: 6-Oct-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Alberto Clabonde.pdfdissertação completa em pdf6.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons