Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2984
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Aplicação do experimento de Hertz atualizado, no ensino de ondas eletromagnéticas |
metadata.dc.creator: | Almeida Júnior, Luís Carlos Menezes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Luiz Américo Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brinatti, André Mauricio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Trentin, Marco Antônio Sandini |
metadata.dc.description.resumo: | A aprendizagem dos estudantes brasileiros em ciência, apresenta um déficit significativo quando comparada no cenário internacional, segundo indicadores utilizados atualmente, como o PISA - OECD por exemplo. Isso tem como causas diversos fatores sociohistórico- culturais que demandam políticas públicas adequadas, mobilização da sociedade civil e inovações por parte dos profissionais da área da educação, para alavancar um processo renovador na educação do país. Neste contexto encontra-se o ensino em Física, onde os alunos em geral apresentam, além das dificuldades na compreensão, uma certa aversão pela disciplina, desconhecendo o lado encantador desta ciência. Uma proposta para auxiliar na solução deste problema, foi organizada pela temática das ondas eletromagnéticas, baseando-se na teoria de aprendizagem sociointeracionista de Lev Vygotsky e na reprodução do experimento de Heinrich Hertz. Esse produto educacional foi aplicado numa turma de 3º ano de uma escola técnica de nível médio, sendo a turma observada durante a realização dessa atividade, realizadas algumas considerações a esse respeito e sugeridos alguns trabalhos futuros. |
Abstract: | The learning of Brazilian students in science, presents a significant deficit when compared in the international scenario, according to indicators currently used, such as PISA - OECD for example. This is due to several socio-historical and cultural factors that demand adequate public policies, civil society mobilization and innovations by education professionals to leverage a renewal process in the country's education. In this context is the teaching in Physics, where students in general present, besides the difficulties in understanding, a certain aversion to the discipline, ignoring the charming side of this science. A proposal to assist in the solution of this problem was organized by electromagnetic waves, based on Lev Vygotsky's theory of socio-interactionist learning and the reproduction of the Heinrich Hertz experiment. This educational product was applied in a 3rd year class of a technical school of secundary education, being the class observed during the accomplishment of this activity, made some considerations in this respect and suggested some future works. |
Keywords: | aprendizagem ensino em física ondas eletromagnéticas experimento de Hertz learning teaching in physics electromagnetic waves Hertz experiment |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | ALMEIDA JUNIOR, Luís Carlos Menezes. Aplicação do experimento de Hertz atualizado, no ensino de ondas eletromagnéticas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2984 |
Issue Date: | 29-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUÍS CARLOS MENEZES ALMEIDA JÚNIOR.pdf | dissertação completa em pdf | 7.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License