Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3234
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Elaboração de um produto educacional para a materialização de conceitos no aprendizado de óptica geométrica aplicada às anomalias da visão |
metadata.dc.creator: | Lucas, Danilo Flügel |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cruz, Gerson Kniphoff da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jeremias Borges da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Rafael Ribaski |
metadata.dc.description.resumo: | Em uma breve pesquisa sobre o estado atual do ensino de óptica na disciplina de física da educação básica, percebe-se que ainda é muito presente o ensino da óptica acompanhada de uma grande carga matemática sem a devida atenção à compreensão real dos conceitos. Para romper essa barreira de ensino superficial, em relação aos conceitos, buscamos desenvolver uma prática que foge do ensino tradicional, que possibilite e utilize a modernidade da visão dos conceitos já conhecidos da psicologia aplicados às teorias de ensino. Propomos então implementar um produto educacional que possibilite um estudo de lentes esféricas mais rico em conceitos e que seja mais realista por trabalhar o assunto como ele é: numa visão em três dimensões, aplicado nas mais comuns anomalias da visão, como a miopia e a hipermetropia. O produto educacional foi desenvolvido por meio de uma sequência de aulas dividida em três etapas. A primeira etapa foca na abordagem de temas específicos que são extremamente importantes para o produto educacional, assim como as características das lentes esféricas. Nessa etapa também são considerados alguns conceitos básicos da teoria de ensino de Jerome S. Bruner e da teoria da criação do conhecimento real exterior de Gerson K. Cruz. Na segunda é focada a teoria da óptica geométrica de lentes esféricas através da utilização de um sistema iluminador composto de 9 led’s de acendimento independente, lentes esféricas e um anteparo para a projeção da imagem formada. E por último, a fase final de avaliação do aprendizado. Conforme a análise dos dados de um questionário descritivo juntamente com a descrição individual dos conceitos realizada pelos alunos no final de cada etapa, foi possível traçar uma rede de palavras para a verificação do ganho de vocabulário dos alunos durante a aplicação do produto educacional. Dessa análise foi possível comprovar que a descrição das atividades manuscritas auxilia muito na fixação dos conceitos básicos. Essa percepção fica evidente e é constatada no comparativo das redes de palavras durante e depois da aplicação do produto. |
Abstract: | In a brief research on the current state of optics teaching in the physics subject in high school, it is noticed that the teaching of optics accompanied by a great mathematical load is still very present without due attention to the real understanding of concepts. To break this barrier of superficial teaching, in relation to concepts, we seek to develop a practice that avoid traditional teaching, which allows and uses the modernity of the familiar concepts’ view of psychology applied to teaching theories. We seek to implement an Educational Product that enables a study of spherical lenses richer in concept and more realistic by working on the subject as it is: in a three-dimensional view, applied to the most common vision anomalies: myopia and hyperopia. The Educational Product was developed through a sequence of classes divided into three parts. The first part focuses on the approach of specific themes that are extremely important for the educational product, as well as the characteristics of the spherical lenses. At this stage, some basic concepts of Jerome S. Bruner's theory of teaching and Gerson K. Cruz's theory of creation of Real Exterior knowledge are considered. The second stage focuses on the theory of geometric optics of spherical lenses through the use of an illuminating system composed by 9 independent performance led’s, spherical lenses and a screen to project the created image. And finally, a final phase of learning assessment. According to the analysis of the descriptive questionnaire data, with an individual description of the concepts performed by the students at the end of each step, it was possible to trace a net of words to verify the students’ vocabulary gain during the application of the educational product. Based on this analysis, it was possible to prove that the description of the activities in real time helps greatly in the establishment of basic concepts. This perception is evident and is verified in the comparison of the word nets during and after the application of the product. |
Keywords: | Ensino de física lentes esféricas anomalias da visão Physics teaching spherical lenses , vision anomalies. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | LUCAS, Danilo Flügel. Elaboração de um produto educacional para a materialização de conceitos no aprendizado de óptica geométrica aplicada às anomalias da visão. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3234 |
Issue Date: | 15-Jul-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Danilo Flügel Lucas.pdf | dissertação completa em pdf | 3.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License