Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Jeremias Borges da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785969U8&tokenCaptchar=03AGdBq27pigPKfA8WJjYYd1eTrKiQAwEBkCZhj44rnWMlZfcIWUZb4WHPfVP16FTWON01HCxfEp3vj_Fi-TTQDeaw-fmt2jURC_SiW1HKyRG2dsluLo2pWPQaV10AoHFaZ9Ny_9FqA6uu5PtuAp0JRUKRhHuF0RUr1bbVPIDDq6yBSykv7tNKNof6lw6vS9idelNboqjtsB8xZ9RJd2w0IkVWelA42x1OQfAabJnYbPf9ckFEzMqH5ZfuW0j17AABf0jKoh6Q3l38DQGCaxdaGOCL6D_dJdQroIIfHlJaz0VzCw4qeUBKktB7ggM4B8T7wwG_2eWmb441rggq0RgHdW8iO6F0Sm6hs0F9XlsYDslk1iSEmCMXlC6AhLyOy-DBAgw7uf8at76EC2_WcCYmSJV6TpBJr9doENcJasCrq3c85yXgCeqt5MiJX16PlEhAYuiMf11xTSKX9smynGGQyQUgbHMr0urTo6f1JDfJYc3h0sG0LOBu2b54JN7RfnFsCSJY5l-u-uMW5QjR8IkTC6fOEvejYfPiPwpt_BR
dc.contributor.advisor2Castro, Antonio Sergio M. de-
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Emílio, Marcelo-
dc.creatorFinta, Vilson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482732P7&tokenCaptchar=03AGdBq25QSTClGFZXD-C3efCt-A6lLFTclFXS9vJfFoOQi8W6GBlWOfoVhsJsFp5OkLmuZeawCqOW74RvfSXRVD_ZgjiannoYG3pdXCDKDf-8t9sJHgFYS8_bixTByNE0prvNdtq3m1AlkjQ_JdY2HzbM8t4vy96_LHXkrc8R2Eo7nNM8lUgf9jJC42uN5iwaFxBqvh-IASUxPGk6Ll19vllYqTSr_kSsnUe9pSm_iV5qiUPGH6olnYKPAqBwQfselXWynICiqBce42hA21PiETT7iy-FxZsrm15KlAe8RKX5RVbwEA8_FiXWFaP5OxY-U5gryO2vxxdXWyHBSGv954_pgJhCwsp2E_J_oKCOhMhQ4oRuqRV0aCe-XuSIgHLT0ZfZywrpA0nxTWvlVsv70gq5upwC2c6u8obMrkfrNKyHWfjUd56e5cuSVBDOYamNnu8NNDt4Zxf_dyZpSgTZ3EqkwiB1SFA5bnPU0fYmlrOLz16kD3T2RDrA-l2ibQZWwObivEhpEl8QaSljKYA5IKDzt_gC7fialQpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T23:33:31Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2021-02-08T23:33:31Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.citationFINTA, Vilson. Como medir a temperatura do sol? Inserindo conceitos de física moderna no ensino médio. 2020. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3294-
dc.description.abstractThe Physics subject in High School is seen as a villain by the students due to the emphasis in innumerable calculations and most of the time without a practical application, becoming an abstract teaching, and students having difficulties to build a mentally image about what is unknown or about the things he/she has never heard about. Or even in practices without the physical concepts, purely empirical for the students. Hence, this work uses a teaching and learning sequence based in designing principles, in order to boost the Thermodynamics and Modern Physics learning from the the motivating research question “How to measure the Sun temperature”. The present work was based on theories of Piaget and Vygotsky, as references to the Piagetian interviews as well as social and cultural mediation and the language use in the learning and teaching processes proposed by Vygotsky. The Physics content sequence proposed follows the second grade of High School’s anual planning , being divided in five lesson plans to be developed in nine classes. The results show the possibility to insert Modern Physics Fundamentals concepts, motivating the students to go beyond the classroom knowledge. It is shown that, a simple question and contextualized activities may contribute to significative and motivating learning.pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de física no Ensino Médio é vista como vilã pelos alunos devido a ênfase em numerosos cálculos e na maioria das vezes sem aplicação prática, ficando o ensino abstrato, com o aluno tendo dificuldades de formar uma imagem mentalmente do que não conhece ou do que nunca ouviu falar. Ou ainda práticas com falta de conceitos físicos, puramente empírico ao aluno. Por isso este trabalho utiliza uma sequência de ensino-aprendizagem baseada nos princípios de design, para potencializar a aprendizagem de Termodinâmica e Física Moderna, a partir da questão motivadora “Como calcular a temperatura do Sol”. O presente estudo se baseou nas teorias de Piaget e de Vygotsky, como referências as entrevistas piagetianas e a mediação social, cultural e no uso da linguagem no processo de ensino aprendizagem propostos por Vygotsky. A sequência de conteúdos de física proposto segue o planejamento anual da segunda série do Ensino Médio, sendo dividida em cinco planos de atividades para ser desenvolvida em nove aulas. Os resultados mostram que é possível inserir conceitos Fundamentais de Física Moderna, motivando o aluno a ir além dos conhecimentos de sala de aula. É mostrado a partir de uma simples questão e atividades contextualizadas a possibilidade de se contribuir para uma aprendizagem com significado e motivadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-02-08T23:33:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vilson Finta.pdf: 13286934 bytes, checksum: 27cdd564852f6b9cf691ff29764bb4c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-08T23:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Vilson Finta.pdf: 13286934 bytes, checksum: 27cdd564852f6b9cf691ff29764bb4c7 (MD5) Previous issue date: 2020-06-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectDBRpt_BR
dc.subjectTLSpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.subjectModern Physicspt_BR
dc.subjectDBRpt_BR
dc.subjectTLSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleComo medir a temperatura do sol? Inserindo conceitos de física moderna no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTROpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vilson Finta.pdfdissertação completa em pdf12.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons