Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3906
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologias Digitais na Educação Matemática: um panorama dos Grupos de Pesquisa brasileiros
metadata.dc.creator: Nunes, Karen Larissa Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Borba, Marcelo de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.description.resumo: A inserção de recursos tecnológicos no contexto escolar, que se intensificou com o Ensino Remoto Emergencial, só é efetiva quando são consideradas as questões pedagógicas envolvidas neste processo. Devido a isso, é fundamental pesquisar sobre os desdobramentos do uso de Tecnologias Digitais (TD) no processo de ensino e aprendizagem. No Brasil, grande parte das produções científicas são desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa (GP), cujos dados são armazenados no Diretório de Grupos de Pesquisa, da plataforma Lattes. Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva mapear os Grupos de Pesquisa brasileiros que possuem linhas de pesquisa sobre TD em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória, de abordagem qualitativa. Foram catalogados 161 GP brasileiros e 191 linhas de pesquisa, sendo que alguns GP possuem mais de uma linha de pesquisa sobre TD em Educação Matemática. A maior parte dos GP (90%) pertence à grande área Ciências Humanas, área Educação ou à grande área Ciências Exatas e da Terra, área Matemática. A região em que mais foram identificados GP que estudam as TD em Educação Matemática foi o Sudeste (47), onde se localizam as maiorias das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Os GP foram criados entre 1993 e 2022, sendo que 92% surgiram após 2004, com o advento da internet rápida. Das 191 linhas, foram excluídas as que não tinham o campo objetivo preenchido, sendo analisadas 168, com base nas seguintes categorias de objetivos pré-determinadas: compreensivos, avaliativos, propositivos, generalistas e objetivos-meio. Destas, 74 tiveram o objetivo considerado generalista ou objetivo-meio, não sendo possível identificar os direcionamentos de pesquisa dos GP a quais estas linhas pertencem. Entre as demais 94 linhas, 83 foram agrupadas conforme categorias emergentes em relação às temáticas de estudo dos GP, que foram: Informática (28), Formação Docente (26), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (13), Jogos (6), Dispositivos Digitais (5), Formação Discente (5), Educação Inclusiva (4), Pensamento Computacional (4), Objetos de Aprendizagem (3), Educação a Distância (3), Vídeos (3) e Avaliação com TD (2). Evidenciamos que a Informática e a Formação Docente são temas já bastante explorados no âmbito dos GP com linhas de pesquisa sobre TD em Educação Matemática, enquanto a Educação Inclusiva, Pensamento Computacional, Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância, Vídeos e Avaliação com TD ainda demandam de atenção por parte dos GP. As demais 11 linhas de pesquisa não se encaixaram nas categorias emergentes de temáticas estudadas pelos GP, mas foram analisados em relação ao contexto em que as TD são trabalhadas em Educação Matemática ou à orientação teórica das pesquisas. Com o desenvolvimento desta pesquisa conseguimos apontar os direcionamentos dos GP brasileiros que estudam sobre o uso das TD em Educação Matemática, que podem servir de subsídio para GP que queiram (re)estruturar suas linhas de pesquisa, contribuindo, assim, para o fortalecimento de suas identidades, e gerando reflexões acerca dos rumos deste campo de pesquisa.
Abstract: The insertion of technological resources in the school context, which was intensified with Emergency Remote Teaching, is only effective when the pedagogical issues involved in this process are considered. Because of this, it is essential to research the consequences of the use of Digital Technologies (DT) in the teaching and learning process. In Brazil, most scientific productions are developed by Research Groups (RG), whose data are stored in the Directory of Research Groups, on the Lattes platform. With that in mind, this research aims to map the Brazilian Research Groups that have lines of research on DT in Mathematics Education. This is a documentary, exploratory research with a qualitative approach. 161 Brazilian RG and 191 lines of research were cataloged, and some RG have more than one line of research on DT in Mathematics Education. Most RG (90%) belong to the Human Sciences large area, Education area or to the Exact and Earth Sciences large area, Mathematics area. The region in which the most RG studying DT in Mathematics Education were identified was the Southeast (47), where most Brazilian Higher Education Institutions are located. RG were created between 1993 and 2022, with 92% appearing after 2004, with the advent of fast internet. Of the 191 lines, those that did not have the objective field filled in were excluded, and 168 were analyzed, based on the following categories of predetermined objectives: comprehensive, evaluative, propositional, generalist and secondary objectives. Of these, 74 had the objective considered generalist or objective-medium, making it not possible to identify the research directions of RG to which these lines belong. Among the remaining 94 lines, 83 were grouped according to emerging categories in relation to the subjects studied by the RG, which were: Information Technology (28), Teacher Training (26), Virtual Learning Environments (13), Games (6), Digital Devices (5), Student Training (5), Inclusive Education (4), Computational Thinking (4), Learning Objects (3), Distance Education (3), Videos (3) and Assessment with DT (2). We show that Information Technology and Teacher Training are themes that have already been extensively explored within RG with lines of research on DT in Mathematics Education, while Inclusive Education, Computational Thinking, Learning Objects, Distance Education, Videos and Assessment with DT still demand attention from RG. The other 11 lines of research did not fit into the emerging categories of themes studied by the RG, but were analyzed in relation to the context in which DT are worked on in Mathematics Education or the theoretical orientation of the research. With the development of this research, we were able to point out the directions of Brazilian RG who study the use of DT in Mathematics Education, which can serve as a subsidy for RG who want to (re)structure their lines of research, thus contributing to the strengthening of their identities, and generating reflections about the direction of this field of research.
Keywords: Tecnologias Digitais
Educação Matemática
Grupos de Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Objetivos de Pesquisa
Digital Technologies
Mathematical Education
Research Groups
Research Lines
Research Objectives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: NUNES, Karen Larissa Xavier Nunes. Tecnologias Digitais na Educação Matemática: um panorama dos Grupos de Pesquisa brasileiros. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3906
Issue Date: 31-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen Larissa Xavier Nunes.pdfdissertação completa em pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons