Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3933
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os três mundos da Matemática: fundamentos teóricos por meio de uma trajetória hipotética de aprendizagem
metadata.dc.creator: Selski, Augusto Rangel
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Schastai, Marta Burda
metadata.dc.contributor.referee1: Savioli, Angêla Marta Pereira das Dores
metadata.dc.contributor.referee2: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como referencial teórico o Quadro Teórico dos Três Mundos da Matemática de David Orme Tall, que estuda como as pessoas aprendem a pensar matematicamente, como elaboram/refinam seus conhecimentos matemáticos a partir da percepção, da ação e da reflexão, e assim, identificar por meio dos já-encontrados, quando transitam pelos Mundos: Corporificado, Simbólico e Formal. A aprendizagem é individual, cada indivíduo tem seu próprio ritmo, então é importante que o professor faça uso de metodologias diferenciadas em sua prática. Ao encontro dessa perspectiva apresenta-se a Trajetória Hipotética de Aprendizagem(THA) de Martin Simon, uma estratégia metodológica que se fundamenta na experiencia docente, com objetivos de aprendizagem bem definidos, planejamento de atividades de aprendizagem e a previsão de possíveis dúvidas que os alunos possam ter relativas ao conteúdo abordado. A partir destes referenciais, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar as características dos Três Mundos da Matemática na aprendizagem de Funções Quadráticas por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem. A pesquisa desenvolvida é caracterizada como aplicada de abordagem qualitativa. A tarefa proposta envolve uma situação problema com função quadrática mediada por uma THA, implementada com alunos de uma turma do 1o ano do ensino médio de um colégio estadual da cidade de Ponta Grossa do estado do Paraná. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de dois instrumentos: a resolução desenvolvida pelos alunos e o áudio das aulas de implementação. A análise dos dados foi realizada utilizando o Quadro Teórico dos Três Mundos da Matemática de Tall. Evidencia-se algumas dificuldades em relação ao assunto de funções quadráticas por parte dos alunos surgindo alguns já- encontrados dificultadores relativos a representação simbólica das variáveis, e construção gráfica.
Abstract: This master's research has as a theoretical framework the Theoretical Framework of the Three Worlds of Mathematics by David Orme Tall, which studies how people learn to think mathematically, how they elaborate/refine their mathematical knowledge based on perception, action and reflection, and thus, identify through those already-found, when transiting through the Worlds: Embodied, Symbolic and Formal. Learning is individual, each individual has their own pace, so it is important that teachers use different methodologies in their practice. In line with this perspective, the Hypothetical Learning Path (THA) by Martin Simon is presented, a methodological strategy that is based on the teaching experience, with well-defined learning objectives, planning of learning activities and the prediction of possible doubts that students may have. can have on the content easily. Based on these references, this research aims to present the characteristics of the Three Worlds of Mathematics in the learning of Quadratic Functions through a Hypothetical Learning Path. The developed research is investigated as an applied qualitative approach. The proposed task involves a problematic situation with a quadratic function mediated by a THA, implemented with students from a 1st year high school class at a state school in the city of Ponta Grossa in the state of Paraná. The research data were collected through two instruments: the resolution developed by the students and the audio of the implementation classes. Data analysis was performed using Tall's Theoretical Framework of the Three Worlds of Mathematics. Some difficulties are evident in relation to the subject of quadratic functions on the part of the students, appearing some already-found difficulties related to the representation of the variables, and graphical construction.
Keywords: Pensamento Matemático
Três Mundos da Matemática
Trajetória Hipotética de Aprendizagem
Mathematical Thinking
Three worlds of Mathematics
Hypothetical Learning Path
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SELSKI, Augusto Rangel. Os três mundos da Matemática: fundamentos teóricos por meio de uma trajetória hipotética de aprendizagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3933
Issue Date: 29-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Augusto Rangel Selski.pdfdissertação completa em pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons