Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4001
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A aprendizagem da função afim por meio de uma abordagem qualitativa e global com uso da plataforma Desmos
metadata.dc.creator: Oliveira, Elizabete Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandt, Celia Finck
metadata.dc.contributor.referee1: Pasa, Bárbara Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação teve como objeto de estudo a aprendizagem da função afim, mediada pela plataforma Desmos, subsidiada pelos principais aspectos da aprendizagem da álgebra, segundo a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Tal estudo busca colocar em evidência os gestos intelectuais requeridos e os fenômenos cognitivos mobilizados para a compreensão e a aprendizagem da função afim nos anos finais do Ensino Fundamental. A questão que norteou a pesquisa foi: Em que medida a plataforma Desmos pode contribuir para uma abordagem global e qualitativa da aprendizagem da função afim, pelos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental? Diante desta questão, o objetivo geral foi investigar em que medida, sob a luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a plataforma Desmos pode contribuir para uma abordagem global e qualitativa da aprendizagem da função afim, pelos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de uma sequência didática, para um grupo de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Remanso – Bahia. Para a organização, tratamento e análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os dados foram organizados em quatro categorias: (i) – Percepções iniciais dos participantes sobre a plataforma Desmos; (ii) – Correspondência entre as unidades de sentido de duas representações semióticas da função afim, por meio da utilização da Calculadora Gráfica do Desmos; (iii) – Estudo do sinal da função afim, com a utilização da Calculadora Gráfica do Desmos; e (iv) – Operações cognitivas de conversão, nos dois sentidos, entre gráfico e equação. Os resultados apontam que o uso da plataforma Desmos mostrou-se positivo por ser um recurso acessível e de fácil interação, e que favoreceu a visualização e a exploração das unidades simbólicas significativas da expressão algébrica e das variáveis visuais da representação gráfica, além de instigar a curiosidade dos participantes, na busca de novas aprendizagens. Conclui-se que a utilização da plataforma Desmos potencializa a exploração das transformações por conversão entre as representações gráfica e algébrica da função afim, nos dois sentidos, proporcionando compreensão e aprendizagem desse objeto matemático de forma global e qualitativa.
Abstract: The object of this dissertation was the learning of the affine function, mediated by the Desmos platform, subsidised by the main aspects of algebra learning, according to Raymond Duval’s theory of Semiotic Representation Registers. This study seeks to highlight the intellectual gestures required and the cognitive phenomena mobilised for understanding and learning the affine function in the final years of primary school. The question that guided the research was: To what extent can the Desmos platform contribute to a global and qualitative approach to the learning of the affine function by 9th grade students? In view of this question, the general objective was to investigate to what extent, in the light of the theory of Semiotic Representation Registers, the Desmos platform can contribute to a global and qualitative approach to the learning of the affine function by 9th grade students. Data collection was carried out through the application of a didactic sequence, for a group of students from the 9th year of Elementary School of a public school in the municipality of Remanso – Bahia. For the organisation, treatment and analysis of data, Bardin’s Content Analysis (2021) was used. The data were organised into four categories: (i) – Participants’ initial perceptions of the Desmos platform; (ii) – Correspondence between the units of meaning of two semiotic representations of the affine function, using the Desmos Graphing Calculator; (iii) – Study of the sign of the affine function, using the Desmos Graphing Calculator; and (iv) – Cognitive conversion operations, in both directions, between graph and equation. The results indicate that the use of the Desmos platform proved to be positive because it is an accessible and easy-to-interact resource, which favoured the visualisation and exploration of the significant symbolic units of the algebraic expression and the visual variables of the graphical representation, in addition to instigating the curiosity of the participants in the search for new learning. It is concluded that the use of the Desmos platform enhances the exploration of transformations by conversion between the graphic and algebraic representations of the affine function, in both directions, providing understanding and learning of this mathematical object in a global and qualitative way.
Keywords: Aprendizagem da função afim
Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Abordagem global e qualitativa
Plataforma Desmos
Ensino Fundamental
Learning affine function
Semiotic Representation Registers Theory
Global and qualitative approach
Desmos Platform
Elementary School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: OLIVEIRA, Elizabete Gomes de. A aprendizagem da função afim por meio de uma abordagem qualitativa e global com uso da plataforma Desmos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4001
Issue Date: 20-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabete Gomes de Oliveira.pdfdissertação completa em pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons