Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4076
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Contribuições de uma sequência de atividades no processo de ensino e aprendizagem de tópicos de gravitação universal na educação básica
metadata.dc.creator: Braz, Emerson Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ademar de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho propomos a investigação sobre o seguinte problema: Como promover o ensino-aprendizagem de tópicos de gravitação na educação básica de forma atraente e eficiente, no sentido da promoção de um ensino que privilegie a construção de significados e a descoberta de relações por estudantes do ensino médio? A fim de responder essa questão, temos por hipótese a realização de práticas laboratoriais nas quais os estudantes possam interagir com o experimento e com os demais colegas da turma, incluindo aí o professor, responsável por provocar os estudantes à experimentação e às discussões em grupo que os levem à construção do seu próprio aprendizado. Para tal, elaboramos um produto educacional (sequência didática), aplicamos em uma turma multisseriada de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Paraná e analisamos os registros relativos à aplicação. Tal aplicação ocorreu logo após o retorno às atividades presenciais na escola, uma vez que a proposta de realização de atividades práticas laboratoriais e a construção coletiva de significados a partir da interação entre os envolvidos ficou inviabilizada durante o período da pandemia da COVID-19. A pesquisa teve por objetivo verificar a receptividade e o engajamento dos estudantes durante a realização das atividades, além de buscarmos indícios de aprendizagem dos conceitos físicos abordados. Elementos de teorias cognitivistas, tais como os conceitos de aprendizagem por descoberta e o currículo em espiral propostos por Bruner, assimilação, acomodação e a equilibração propostos por Piaget e os conceitos de zona de desenvolvimento proximal e o intercâmbio de significados na interação social presentes na teoria de Vygotsky foram essenciais durante todas as etapas da pesquisa. Tendo em vista as respostas dadas pelos estudantes aos questionamentos presentes nos roteiros das práticas e nas avaliações tradicionais aplicadas, as atitudes e comportamentos exibidos pelos estudantes durante a aplicação do produto, tais como o olhar atento demonstrando a atenção concentrada, as expressões faciais indicando reflexão sobre suas ideias e conceitos, o trabalho colaborativo durante as práticas, os questionamentos e as ideias compartilhadas durante as discussões que demonstram a participação ativa dos estudantes, os movimentos com a cabeça indicando a concordância e a ressignificação de conceitos após intercâmbios de significados, os sorrisos e brilho nos olhares exibidos durante as práticas suportam as hipóteses iniciais de que o processo de ensino- aprendizagem adotado neste trabalho resultou em evidências claras de aprendizagem.
Abstract: In the present work, we propose an investigation into the following issue: How to promote the teaching and learning of gravitation topics in basic education in an engaging and efficient manner, with the aim of fostering an education that emphasizes the construction of meaning and the discovery of relationships by high school students? In order to address this question, we hypothesize the implementation of laboratory practices in which students can interact with the experiment and their fellow classmates, including the teacher, who is responsible for encouraging students towards experimentation and group discussions that lead them to construct their own learning. To achieve this, we have developed an educational product (didactic sequence), applied it in a multi-grade class of high school students from a public school in the interior of Paraná, and analyzed the records related to its implementation. This application took place shortly after the return to in-person activities at the school, as the proposal to conduct practical laboratory activities and collectively construct meanings through interaction among the participants became unfeasible during the COVID-19 pandemic. The research aimed to verify the receptiveness and engagement of students during the activities, as well as to seek indications of learning related to the addressed physical concepts. Elements of cognitive theories, such as the concepts of discovery learning and the spiral curriculum proposed by Bruner, assimilation, accommodation, and equilibration proposed by Piaget, and the concepts of the zone of proximal development and the exchange of meanings in social interaction presented in Vygotsky's theory, were essential throughout all stages of the research. Considering the responses provided by students to the questions in the practice guidelines and traditional assessments, as well as the attitudes and behaviors exhibited by students during the implementation of the product—such as attentive looks demonstrating concentrated attention, facial expressions indicating reflection on their ideas and concepts, collaborative work during the practices, questions and ideas shared during discussions demonstrating active student participation, head movements indicating agreement and the redefinition of concepts after exchanges of meanings, smiles and gleams in their eyes displayed during the practices—support the initial hypotheses that the teaching-learning process adopted in this work yielded clear evidence of learning.
Keywords: Leis de Kepler
Atração Gravitacional newtoniana
Cognitivismo
Experimentação
Kepler's Laws
Newtonian Gravitational Attraction
Cognitivism
Experimentation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: BRAZ, Emerson Pereira. Contribuições de uma sequência de atividades no processo de ensino e aprendizagem de tópicos de gravitação universal na educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4076
Issue Date: 23-Jun-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emerson Pereira Braz.pdfdissertação completa em pdf5.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons